Resposta. Resposta: artrópodes apresentam um exoesqueleto quitinoso que protege o animal. O filo Arthropoda é um filo extremamente diversificado, sendo considerado o maior grupo de animais do planeta!
O termo exoesqueleto significa esqueleto externo. ... O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina. Nos crustáceos, além da presença de quitina, ocorre a impregnação de carbonato de cálcio (CaCO3).
Resposta:os insetos não possuem ossos dentro do corpo, mas têm uma cobertura rígida externa chamada exosqueleto (ou exoesqueleto). ... O esqueleto humano é constituído principalmente de ossos, mas tem também um pouco de cartilagem. O esqueleto dá sustentação e proteção ao corpo.
Endosqueleto- esqueleto interno, formado por estruturas ricas em cálcio e fósforo, mantido coeso por meio do colágeno, não precisa ser trocado. Exosqueleto- esqueleto externo, formado por estruturas ricas em quitina, precisa ser trocado (mudas) quando o indivíduo atinge certo tamanho.
O exoesqueleto é o esqueleto externo de muitos animais invertebrados, como os artrópodes. ... O esqueleto interno é responsável pela sustentação do corpo , e também fornece, em certos casos, proteção aos órgãos internos e ponto de apoio para a fixação dos músculos.
Resposta. Exoesqueleto é o nome dado para a estrutura esquelética localizada fora do corpo do ser vivo. Os exoesqueletos são comuns em animais invertebrados, ou seja, que não possuem uma estrutura óssea interna, como os vertebrados.
Quando pensamos em esqueleto, logo imaginamos o nosso, que fica localizado internamente em nosso corpo. Esse tipo de esqueleto é chamado de endoesqueleto e é encontrado nos vertebrados, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Outros animais, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, citados anteriormente, possuem esqueleto interno (endoesqueleto). Em muitos casos, o esqueleto é rígido (como nos corais, moluscos e outros), mas em outros é móvel (ouriços do mar, grilos, gafanhotos, peixes, sapos, cobras, pássaros, cachorro).
Os animais invertebrados são divididos em diversos filos, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.
invertebrados
Aracnídeos; Diplópodes; Insetos; E por fim, os quilópodes.
Anfíbios, répteis e artrópodes — entre os quais estão os insetos, as aranhas, os crustáceos e as centopeias — também têm patas, e a maioria tem músculos e articulações. As patas desses animais, no entanto, são geralmente ligadas às laterais do corpo. A maioria dos anfíbios e dos répteis tem quatro patas.
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
Porque, como eles perdem seu exoesqueleto, ficam vulneráveis aos predadores, por isso, precisam se esconder.
A muda ou ecdise é um processo pelo qual o exoesqueleto desprende-se periodicamente, permitindo o crescimento do animal, seguido da produção de um novo exoesqueleto. ... Assim, periodicamente, esse exoesqueleto é eliminado para que o animal desenvolva-se por meio de um processo denominado de muda ou ecdise.