A contemporaneidade não tem mais um sentimento de busca como a modernidade, mas é representação da crise existencial do homem pós-moderno, sem ter um objetivo final específico.
A literatura contemporânea proporciona grande variedade de estilos, entre contos e crônicas os quais aparecem em grande número, sendo os gêneros mais lidos pelos brasileiros. A poesia social surgiu em 1957, reagiu também contra o concretismo, e é mais voltada aos problemas do país.
As produções contemporâneas em prosa abordam questões universais, envolvendo o cotidiano das pessoas comuns e retratando a vida urbana, a violência, as diferenças de classes sociais etc.
As principais tendências contemporâneas da poesia brasileira são o Poema-Práxis, a Poesia Marginal e o Tropicalismo. O movimento da Poesia-Práxis foi criado por Mário Chamie (1933-2011) como dissidência do Concretismo, qualificado de "vanguarda velha".
Uma função é uma regra matemática que relaciona cada elemento de um conjunto A a um único elemento de um conjunto B. ... Sendo assim, a primeira diferença entre as funções e as equações está em suas definições. Enquanto a equação é uma expressão mais básica, a função é uma regra que relaciona números de dois conjuntos.
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.