1) Qual o tecido pluripotente e não diferenciado dos vegetais: * Câmbio. Meristema.
A cultura vegetal in vitro consiste no cultivo de células, tecidos ou órgãos vegetais em recipientes semi-herméticos, sob condições de assepsia, com controle de luminosidade, temperatura, umidade e pH, utilizando meios de cultura artificiais.
Entre as vantagens dessas técnicas de clonagem em laboratório destaca-se a da "identidade genética". Ou seja, as mudas produzidas a partir delas apresentam as mesmas características genéticas de produção e de qualidade do fruto da planta-mãe, da qual foi retirado o material genético inicial para a propagação.
A principal vantagem das mudas clonadas é sua maior rentabilidade na produção. Além de garantir as melhores características da planta base, o plantio se torna mais uniforme. A clonagem garante crescimento homogêneo em maior volume. ...
Pontos positivos da clonagem: Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restautar a função de um órgãos ou tecido. A clonagem "terapêutica" teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa. ... Diminuição ou fim do tráfico clandestido de órgãos.
Usando a terapia genética hereditária, cada geração de clones pode ser alterada de maneiras específicas. Por exemplo, sua linha clonal poderia caracterizar lentas melhorias em inteligência e memória, ou até alterações físicas, como a cor do cabelo ou morfologia.
Resposta: Para o meio científico um avanço na cura de doenças, para a sociedade um instrumento de materialismo e falta de ética. A clonagem no ponto de vista de alguns membros da sociedade, faz com que o ser humano se torne um objeto de lucro e que futuramente esse objeto seria comercializado sem controle.
Resposta. Porque clonar um humano, desperta polêmica ética, moral e científica. ... A China uma vez disse que existem clones na sociedade, depois de isso causar polêmica, ela recuou, dizendo que estava equivocada.
Resposta. A Clonagem envolve a sociedade em debates éticos e morais, desde o momento em que, os seres humanos pensam que a ciência pode clonar um humano e pensam: Deus fica aonde? se ele nos criou, quem somos para criar alguém? então, envolve questões religiosas na sociedade.
Os principais campo de aplicações da clonagem são Clonagem terapêutica e Clonagem reprodutiva. Um exemplo prático da clonagem seria a produção de células-troncos que podem ser usadas para o tratamento de doenças e produção de órgãos para transplante.
Na natureza, a clonagem ocorre em processos como a reprodução assexuada, tanto de animais quanto de vegetais, bem como na formação de gêmeos idênticos (univitelinos). ... O embrião gerado será, portanto, um clone do doador, tendo o mesmo material genético. Esse foi o processo utilizado na clonagem da ovelha Dolly.
Como a clonagem pode nos beneficiar A terapia genética pode ser utilizada no tratamento de certas condições genéticas, por meio da introdução de vetores virais - que carregam cópias corrigidas de genes defeituosos - nas células de um organismo hospedeiro.
Clonagem é o processo natural ou artificial pelo qual são produzidos clones, cópias fiéis geneticamente de outro ser, por reprodução assexuada. A clonagem tem sido um assunto muito debatido recentemente, devido as técnicas que permitem a clonagem de animais a partir de óvulos não fecundados.
Biotecnologia. ... Tecnicamente, segundo a definição da ONU – Organização das Nações Unidas, biotecnologia significa “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.
Biotecnologia é o ramo da Biologia que desenvolve tecnologias a partir de organismos vivos, ou matéria-prima a partir deles, baseado nos processos biomoleculares e celulares, para criar ou modificar produtos e resolver problemas na sociedade.
Em geral, o biotecnólogo pode trabalhar nos setores industrial ou agrícola ou nas áreas de meio ambiente e saúde. Ao optar pelo setor agrícola, o profissional desenvolve plantas modificadas geneticamente para serem resistentes a condições climáticas ou resistentes a pragas.
Para cursar uma graduação em Biotecnologia existe a opção da habilitação em bacharelado, com duração média de 4 anos ou o curso tecnológico, com duração de 2 anos. A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas generalistas das áreas de Física, Matemática, Química, Estatística e Informática.
Portanto, podem se candidatar ao curso de especialização em Biotecnologia, profissionais com formação superior nas áreas de Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou em outras áreas que tenham interface com os processos, as atividades, os produtos ou serviços fornecidos pela Biotecnologia.