Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)
As Guias são ferramentas utilizadas na Umbanda para a proteção do médium , mas também como fixador de energias. ... Este tipo de Guia quando estoura é porque o seu Guia defendeu-o de algum energia pesada, ou ainda uma demanda do tipo de missão do Guia.
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.
Portanto, amados irmãos, a melhor forma de cuidar dos seus guias espirituais não é com pratos caros, com bebidas chiques, com velas aromáticas, mesmo porque nossos amados pretos-velhos, uma linha tão respeitada na Umbanda, pregam a humildade, a simplicidade e a graça da prática do bem, portanto, qualquer ensinamento ...
Como limpar as Guias? As guias devem ser lavadas com águas dos pontos de força da natureza a depender do Orixá correspondente.
Arrie a oferenda, sempre cobrindo o chão com papel vegetal (vermelho) ou uma folha de bananeira ou taioba. Despeje a cerveja em volta da oferenda, fechando um círculo. Coloque as velas em volta da oferenda e as acenda.
A oferenda possui energia própria, e essa mesma será usada pela entidade a qual for ofertada. ... Só lembrando: não precisa jogar a oferenda fora, principalmente se for comida e foi oferecida no seu altar. Depois de algumas horas, pode comer.
Podemos fazer isso de diversas maneiras. A mais simples é: Ao chegarmos, vamos até o centro da encruza, em alguns casos isso não será possível, então basta ir até um canto da encruza. E diz em voz alta ou pensamento: “Salve o Exu guardião dessa encruza, peço sua licença para realização dos meus trabalhos.
O Culto da Pombagira – Exú Feminino Oferendas: Padê, velas, charutos, galinhas, cabras, marafo, farofa, cebola roxa, óleo de dende, rosas vermelhas, perfumes, etc. Onde recebe oferendas: encruzilhadas em T, cemitérios, nas estradas, etc.