Quais Os Efeitos Colaterais Do Amato?

Quais os efeitos colaterais do Amato

As reações adversas são apresentadas nesta seção. Reações adversas são eventos adversos que foram considerados razoavelmente associados ao uso de topiramato, com base na avaliação abrangente das informações de eventos adversos disponíveis. Em casos individuais, uma relação causal com o topiramato não pode ser estabelecida com confiança. Portanto, pelo fato de que os estudos clínicos são conduzidos em condições amplamente variadas, as taxas de reações adversas observadas nos estudos clínicos de um medicamento não podem ser diretamente comparadas com as taxas nos estudos clínicos de outros medicamentos e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Tais achados não ocorreram no estudo de carcinogenicidade em ratos (doses orais até 120 mg/kg/dia por 24 meses). Outros efeitos toxicológicos e patológicos do Topiramato observados nestes estudos podem estar relacionados com a indução fraca de enzimas de metabolização de drogas ou inibição fraca da anidrase carbônica.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Amato?

Os sintomas clínicos de encefalopatia hiperamonêmica muitas vezes incluem alterações agudas no nível de consciência e/ou da função cognitiva com letargia. Na maioria dos casos, a encefalopatia hiperamonêmica desaparece com a descontinuação do tratamento. Em pacientes que desenvolvem letargia inexplicável, ou alterações no estado mental associadas à monoterapia com topiramato ou terapia adjuvante, recomenda-se que o médico considere encefalopatia hiperamonêmica e medição dos níveis de amônia.

A efetividade do Topiramato como um tratamento adjuvante para pacientes pediátricos de 2-16 anos com crises convulsivas de início parcial foi estabelecida em um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, comparando Topiramato e o placebo nos pacientes com uma história de crises convulsivas de início parcial com ou sem generalização secundária dessas crises.

Como o Amato funciona?

<div class=

Como o Amato funciona?" title="
Como o Amato funciona?" />

Em geral, AmatoВ® deve ser tomado duas vezes ao dia. Contudo, seu mГ©dico poderГЎ recomendar que vocГЄ tome o medicamento uma vez ao dia, ou em doses maiores ou menores.

As reações adversas relatadas em estudos clínicos duplos-cegos controlados em < 1% dos pacientes adultos tratados com o AMATO® (topiramato) ou em qualquer taxa em estudos clínicos abertos em pacientes adultos tratados com o AMATO® (topiramato) são apresentadas a seguir.

Tabela 5: Reações Adversas Relatadas por ≥ 1% dos Pacientes Adultos Tratados com o topiramato em Estudos Duplo-Cegos, Controlados por Placebo de Profilaxia de Enxaqueca​​​​​​​

Tem alguma dпїЅvida sobre Amato?

AlГ©m disso, o Topiramato inibe algumas isoenzimas da anidrase carbГґnica. Este efeito farmacolГіgico Г© muito mais fraco do que o da acetazolamida, um conhecido inibidor da anidrase carbГґnica, e nГЈo Г© considerado um componente importante da atividade antiepilГ©ptica do Topiramato.

A dose mГ­nima eficaz para adultos Г© de 200 mg ao dia, podendo-se atГ© 1600 mg ao dia, que Г© considerada a dose mГЎxima. O tratamento deve ser iniciado com 25 a 50 mg, administrados Г  noite, durante uma semana. Depois, em intervalos de 1 ou 2 semanas, a dose deve ser aumentada pelo mГ©dico de 25 a 50 mg por dia e dividida em duas tomadas.

Resultados de EficГЎcia

Resultados de EficГЎcia

Em comparação ao perfil farmacocinético de outras drogas antiepilépticas, o Topiramato apresenta uma meia-vida plasmática longa, farmacocinética linear, depuração predominantemente renal, ausência de ligação significante a proteínas e de metabólitos ativos clinicamente significantes.

A exposição aguda e em longo prazo ao Topiramato foi bem tolerada em camundongos, ratos, cães e coelhos. Hiperplasia das células epiteliais gástricas foi observada apenas em roedores e foi reversível em ratos após 9 semanas sem tratamento.

Foi permitido aos pacientes destes estudos um máximo de duas drogas antiepilépticas (AEDs) em adição aos comprimidos de Topiramato ou placebo. Em cada estudo, os pacientes foram estabilizados em doses ótimas de suas concomitantes AEDs durante a fase basal que durou entre 4 e 12 semanas. Os pacientes que experimentaram um número mínimo pré-especificado de crises convulsivas de início parcial, com ou sem generalização secundária, durante a fase basal (12 crises convulsivas para a fase 12 semanas, 8 para a fase basal 8 semanas, ou 3 para a fase basal de 4 semanas) foram atribuídos de forma randomizada ao placebo ou a uma dose específica de Topiramato comprimidos além do seu outro antiepiléptico.

PossГ­veis efeitos colaterais

As reações adversas relatadas em > 2% dos pacientes pediátricos tratados com o topiramato (2 a 16 anos de idade) em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de terapia adjuvante para epilepsia são apresentadas na Tabela 2. As reações adversas com incidência > 5% no intervalo de dose recomendado (5 a 9 mg/kg/dia) em ordem decrescente de frequência incluíram diminuição do apetite, fadiga, sonolência, letargia, irritabilidade, distúrbio de atenção, perda de peso, agressão, erupção cutânea, comportamento anormal, anorexia, distúrbio do equilíbrio e constipação.

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Quais as contraindicações do Amato?

Na terapia associada a outros medicamentos em adultos e crianças com convulsões parciais ou generalizadas tônico-clônicas, o efeito terapêutico foi observado nas primeiras quatro semanas de tratamento.

A acidose metabólica crônica não tratada, situação em que o pH do sangue se torna ácido, pode aumentar o risco de nefrolitíase (pedras nos rins) ou nefrocalcinose (depósitos de cálcio nos rins).

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com topiramato são sonolência, tontura, cansaço, irritabilidade, perda de peso, pensamento lento, formigamento no braços ou pernas, coordenação anormal, visão dupla, náusea, diarréia, mudanças no paladar, diminuição do apetite, febre, dificuldade para falar, visão turva, problemas na fala ou na memória.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Na terapia adjuvante em adultos e crianças com convulsões parciais ou generalizadas tônico-clônicas, a ação terapêutica foi observada nas primeiras quatro semanas de tratamento.

Para o controle ideal, tanto em adultos como em crianças, recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose baixa, seguida de titulação até uma dose eficaz.

Dizeres Legais do Amato

<div class=

Dizeres Legais do Amato" title="
Dizeres Legais do Amato" />

A dose mГ­nima eficaz Г© 200 mg ao dia. Em geral, a dose total diГЎria varia de 200 mg a 400 mg, dividida em duas tomadas. Alguns pacientes eventualmente poderГЈo necessitar de doses de atГ© 1.600 mg por dia, que Г© a dose mГЎxima.

No estudo EPMN-104, pacientes adultos e pediátricos (de idades 6-85 anos) com epilepsia recentemente diagnosticada (n=252) foram randomizados em grupos de baixas-doses (25 ou 50 mg/dia) ou altas doses (200 ou 500 mg/dia) baseado em seu peso corpóreo. No geral, 54% dos pacientes do grupo de alta dose e 39% dos pacientes de baixa dose relataram estar sem crise convulsiva durante a fase duplo-cego (p = 0,022). O grupo de alta dose também foi superior ao grupo de baixa dose com respeito à distribuição de frequência das crises convulsivas (p=0,008) e à diferença no tempo até a primeira crise convulsiva através de três concentrações plasmáticas estratificadas do Topiramato (p=0,015).

Não é necessário monitorar as concentrações plasmáticas de topiramato para otimizar o tratamento com Amato® (topiramato). Raramente, o tratamento concomitante com fenitoína poderá exigir o ajuste de dose da fenitoína para que resultados clínicos ótimos sejam alcançados. A adição ou retirada da fenitoína e da carbamazepina do tratamento coadjuvante com Amato® (topiramato) poderá exigir o ajuste da dose do Amato® (topiramato). Amato® (topiramato) pode ser administrado com ou sem alimentos.

Para que serve topiramato emagrece?

O topiramato, remГ©dio produzido para combater convulsГµes, ataques de epilepsia e enxaquecas, virou o queridinho de quem quer emagrecer sem suar.

Qual o melhor horГЎrio para tomar Amato?

Adultos. O tratamento deve ser iniciado com 25 mg à noite durante 1 semana. A dose deve então ser aumentada em 25 mg/dia, uma vez por semana. Se o paciente for incapaz de tolerar o esquema de gradação, intervalos maiores entre os ajustes de dose podem ser usados.

O que o topiramato pode causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com topiramato são sonolência, tontura, fadiga, irritabilidade, perda de peso, pensamento lento, formigamento, visão dupla, coordenação anormal, náusea, nistagmo, letargia, anorexia, dificuldade para falar, visão turva, diminuição do ...

Quantos quilos emagrece com o topiramato?

Segundo Danilo Antônio Baltieri, professor da Escola de Medicina Fundação ABC e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do HC, estudos apontam que usuários do topiramato têm redução de peso que vai de 6% a 16% nos primeiros quatro meses de uso.

Quem toma topiramato pode engravidar?

“Embora o topiramato são seja recomendado nas mulheres grávidas, as gravidezes não planeadas são comuns, sendo que é importante investigar completamente qualquer risco possível”, avançou Sonia Hernandez-Diaz.

Quanto tempo demora para o topiramato sair do organismo?

Г‰ muito variГЎvel, a meia vida Г© de 3 a 20 horas.

Quanto tempo posso tomar topiramato?

Adultos. A titulação da dose deve ser iniciada com 25 mg, administrado à noite, por uma semana. Então, a dose deve ser aumentada em 25 ou 50 mg ao dia, a intervalos de 1 ou 2 semanas, dividida em duas tomadas.

O que acontece se parar de tomar Topiramato?

Se a administração de topiramato for interrompida bruscamente, podem ocorrer convulsões mesmo em quem nunca sofreu de epilepsia na vida. Portanto, essa droga deve ser descontinuada gradualmente, especialmente quando as doses forem altas.

Como parar de tomar o topiramato?

Interrupção do tratamento com Amato® (topiramato) Nos pacientes com ou sem histórico de crises epilépticas ou epilepsia, as drogas antiepilépticas, incluindo o topiramato devem ser gradativamente descontinuadas, para minimizar a possibilidade de crises epilépticas ou aumento da frequência de crises epilépticas.

Porque topiramato da formigamento?

Provavelmente a dormência é decorrente dos efeitos colaterais do uso do Topiramato e não existe uma outra medicação para inibir esse formigamento. Caso isso esteja te incomodando tanto, sugiro que vc converse com seu neurologista para que em conjunto vocês possam tomar a melhor decisão.

Para que serve Vidmax topiramato?

Vidmax é um medicamento anticonvulsivante, com múltiplos mecanismos de ação, eficaz no tratamentoda epilepsia e na profilaxia da enxaqueca. O topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.

Como devo tomar o topiramato?

As cГЎpsulas de Topiramato podem ser ingeridas inteiras ou podem ser abertas e seu conteГєdo total ser administrado espalhado em uma pequena quantidade (colher de chГЎ) de alimento pastoso. A mistura alimento/medicamento deve ser ingerida imediatamente, sem mastigar e nГЈo deve ser guardada para uso posterior.

Quanto tempo leva para fazer efeito o topiramato?

Resposta e eficácia do topiramato As concentrações máximas de topiramato são atingidas dentro de duas horas após a administração oral. Alguns efeitos aparentes poucos dias após o uso do topiramato. No entanto, pode levar até oito semanas antes dos efeitos completos vistos.

Como parar de tomar Topiramato?

Interrupção do tratamento com Amato® (topiramato) Nos pacientes com ou sem histórico de crises epilépticas ou epilepsia, as drogas antiepilépticas, incluindo o topiramato devem ser gradativamente descontinuadas, para minimizar a possibilidade de crises epilépticas ou aumento da frequência de crises epilépticas.

Quanto tempo topiramato começa a fazer efeito?

Resposta e eficácia do topiramato As concentrações máximas de topiramato são atingidas dentro de duas horas após a administração oral. Alguns efeitos aparentes poucos dias após o uso do topiramato. No entanto, pode levar até oito semanas antes dos efeitos completos vistos.

Quem toma topiramato pode tomar cerveja?

– Evite ingerir bebidas alcoólicas em um intervalo de 6h antes ou depois de tomar o topiramato. – Caso sinta algum sintoma não esperado, informe e converse com seu médico. Caso tenha perdido uma dose: – Tome assim que lembrar.