Qual o processo do trabalho? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O processo trabalhista conta com 5 etapas: petição inicial, audiências, sentença, recursos e execução. Nossa intenção não é explicar cada uma delas, mas como elas foram alteradas pela reforma, motivo pelo qual apenas mencionaremos seus pontos essenciais brevemente na sequência.
Qual o principal princípio que rege as provas no processo do trabalho?
O Princípio da aptidão para a prova diz que a prova deverá ser apresentada pela parte que apresenta melhores condições de produzi-la, mesmo que os fatos tenham sido alegados pela parte contrária.
Quais são as provas no processo do trabalho?
Provas no processo do trabalho
Prova Documental. As provas documentais compreendem todo material escrito, fotografado, cinematográfico, fonográfico ou de espécies equiparadas. ...
Prova Testemunhal. ...
Prova Pericial. ...
Inspeção Judicial. ...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
O que é o princípio da Extrapetição?
Por esse princípio, o juiz pode deferir ou determinar algo que não foi expressamente requerido pela parte, seja por autorização legal, seja pelo reconhecimento jurisprudencial dessa possibilidade. A questão relativa aos juros e correção monetária foi inclusive sumulada.
Qual a finalidade do processo do trabalho?
Conceito de Direito Processual do Trabalho: é um ramo do direito público, autônomo, con- tendo normas e princípios, cuja finalidade é propiciar a solução dos conflitos individuais e co- letivos oriundos da relação de emprego e, na forma da lei, outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho (EC nº 45/2004, ...
Em qual artigo começa o processo do trabalho?
PROCESSO DO TRABALHO. A Constituição Federal, por meio da Emenda Constitucional 45/2004 que alterou o art. 114 da Carta Magna, ampliou a competência da Justiça do Trabalho (JT), atribuindo a esta poderes para dirimir conflitos decorrentes da relação de trabalho e não somente de emprego, como era a redação anterior.
O que é prova documental no processo do trabalho?
A prova documental é todo material real que possa ser demonstrado em juízo, podendo ser corpóreo (exemplo as fotocópias) ou incorpóreo (exemplo as gravações), que tem como objetivo a comprovação de um fato. Podem ser divididas em documentos públicos e particulares. ... 364 do CPC define este tipo de documento.
Como reunir provas para processo trabalhista?
Justiça aceita gravações, fotos e e-mails como provas em processos trabalhistas. A Justiça aceita como prova em processos trabalhistas quaisquer tipos de documentos, recibos, gravações, fotos e e-mails desde que as informações tenham sido obtidas de forma lícita, segundo juízes e advogados ouvidos pelo G1.
Quais fatos serão objeto de prova no processo do trabalho?
O objeto de prova é o fato, ou os fatos que se fundamentam na pretensão deduzida em juízo, via de regra, salva a exceção da necessidade de provar o direito.
O que são provas trabalhistas?
A prova tentará conferir a veracidade dos fatos alegados por cada uma das partes. ... Para VALLER ZENNI o objetivo da prova é: A lei amalgama fatos à consequências e efeitos jurídicos.
Qual artigo Começa processo do trabalho?
O art. 114 da Constituição Federal dispõe sobre a competência material da Justiça do Trabalho, estabelecendo que compete à Justiça do Trabalho processar e julgar, dentre outras ações, as seguintes: ... ações sobre representação sindical (entre sindicatos, sindicatos e trabalhadores e sindicatos e empregadores);
Quais artigos na CLT tratam do processo judiciário do Trabalho?
CLT Artigos 763 a 836. Art. 763. O processo da Justiça do Trabalho, no que concerne aos dissídios individuais e coletivos e à aplicação de penalidades, reger-se-á, em todo o território nacional, pelas normas estabelecidas neste Título.
Qual a finalidade do processo do Trabalho?
Conceito de Direito Processual do Trabalho: é um ramo do direito público, autônomo, con- tendo normas e princípios, cuja finalidade é propiciar a solução dos conflitos individuais e co- letivos oriundos da relação de emprego e, na forma da lei, outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho (EC nº 45/2004, ...