Princípios ativos: Óleos essenciais (bisabolol), camazuleno, matricina, flavonóides (apigenina), cumarinas (herniarina), mucilagens, ácidos orgânicos. Usos terapêuticos: Anti-espasmódica, anti-séptica, anti-alérgica, anti-inflamatória, calmante, carminativa, cicatrizante, emoliente, refrescante.
A camomila, uma erva medicinal também conhecida como matricária, camomila, dentre outros nomes populares, pertence à família Asteraceae. A camomila pode surpreender por suas utilidades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas.
A Camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e de outras utilidades, usada pelos antigos egípcios e pelos gregos. Sua origem é européia, onde é muito comum em jardins públicos. Nasce espontaneamente na Europa e algumas regiões da Ásia.
Trata-se de uma planta herbácea, anual e que apresenta flores em capítulos, sendo as centrais amarelas e as marginais brancas. Popularmente ela é chamada também de camomila-alemã, macela-nobre, maçanilha, matricária, camomila-da-alemanha, camomila-legítima, entre outras denominações.
A maçanilha é uma flor que possui grandes propriedades medicinais. Também conhecida como camomila, ela ajuda no tratamento e combate a problemas como convulsões, insônias, problemas intestinais, é um grande tranquilizante e também serve como analgésico.
A orientação é consumir entre três e doze gramas da planta da camomila seca, sendo que para preparar uma xícara de 200 ml de chá de camomila pode-se utilizar uma colher de sobremesa da planta seca. Também é recomendado que não se ultrapasse o consumo de duas ou três xícaras de chá de camomila por dia.
Contra indicações do chá de erva doce Principalmente o hormônio chamado de Estrogênio que pode atrapalhar o tratamento contra o câncer. Outro motivo para não usar o chá de erva doce é para quem faz o uso de suplementação de ferro, pois o chá irá prejudicar na absorção desse nutriente.
A erva-doce geralmente não causa nenhum efeito colateral, principalmente se utilizada em quantidades adequadas, porém em alguns casos raros, podem surgir náuseas, vômitos e reações alérgicas, quando consumida em excesso.
Os chás e suco apresentados a seguir devem ser utilizados com a orientação do médico e podem ser utilizados em conjunto....7 Remédios caseiros para pressão alta
Qual chá tomar para baixar a pressão? É possível concluir que os chás de alho, hibisco, erva cidreira e cavalinha podem auxiliar na diminuição da pressão arterial. Dessa forma, a recomendação é uso de, no máximo, uma xícara ao dia de qualquer uma dessas bebidas.