O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX. O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.
O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
A poesia romântica é dividida em três gerações: indianista ou nacionalista, ultrarromântica ou mal do século, e condoreira.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
O romantismo no Brasil se caracterizou, num primeiro momento, pela busca da identidade nacional e resgate das tradições e valores da cultura popular e do folclore. Temas como o índio, a exaltação da natureza, os regionalismos e a realidade social do país são muito explorados pelos autores românticos.
Características do Romantismo
O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.
Características gerais do Romantismo As principais temáticas e características do período incluem a valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, defesa dos ideais nacionalistas, exaltação da natureza, panteísmo, individualismo e subjetivismo.
Veja algumas tendências e seus principais temas:
Conheça a história e características do movimento Buscava atingir a personalidade sensível e emocional dos indivíduos e tentava criar um sentido nacionalista que permitiu a formação dos Estados Nacionais. Os principais temas do Romantismo giravam em torno da fantasia, paixão e imaginação.
As principais características da primeira geração romântica são:
De maneira geral, juntando todas as fases do período, os temas abordados pelos artistas da arte romântica no Brasil, foram:
poesia indianista
Gonçalves Dias (1823-1864) foi um poeta, professor, jornalista e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da Primeira Geração Romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. ... Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823.
Caxias, Maranhão, Brasil
Gonçalves Dias foi um dos maiores poetas da primeira geração romântica do Brasil. Foi patrono da cadeira 15 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Lembrado como poeta indianista, ele escreveu sobre temas relacionados à figura do índio. Além de poeta, ele foi jornalista, advogado e etnólogo.