Este é um dos balés mais encenados em todo o mundo. Tchaikovsky o escreveu em 1876 e trata-se de um caleidoscópio de melodias, danças e motivos folclóricos diferentes.
O núcleo da narrativa é a luta entre as forças do bem e do mal. Um feiticeiro malvado transforma a linda jovem Odette em um cisne, porque ela se recusa a se tornar sua esposa. O príncipe Siegfried conhece a bela cisne Odette; ela conta a ele sua história e explica que só o amor poderia quebrar o feitiço. O príncipe jura seu amor por ela e jura vingá-la. Mas o malvado feiticeiro envia uma gêmea de Odette – Odile – para o baile de Siegfried.
Em 2011, o sueco Fredrik Rydman apresentou a encenação de ‘O Lago dos Cisnes: Reloaded’, em que a coreografia era com dança de rua e o enredo foi transferido para o distrito da luz vermelha.
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Este balé praticamente se tornou um elemento da cultura popular, após ser encenado nos principais teatros do mundo, bem como em estúdios infantis e grupos amadores. Ao som da música de Tchaikovsky, vários diretores e mestres de balé experimentam, competindo em originalidade.
Atualmente, a versão “carro-chefe” do balé apresentada no palco do principal teatro do país – o Teatro Bolshoi — é de autoria do coreógrafo e diretor-produtor soviético Iúri Grigorovitch. Ele utilizou elementos da versão clássica de Petipa, acrescentando sua própria visão da narrativa.
Clássicos dos Clássicos apresenta ao público os compositores e as obras essenciais do repertório da música clássica pelo olhar de Carlos Siffert, percorrendo os diversos períodos da história da música, em um tom cativante e informal.
O Lago dos Cisnes é um dos balés mais famosos já realizados e foi reproduzido em muitos países do mundo. Pyotr Tchaikovsky escreveu o balé em 1876, e sua estréia foi em 1877. Tchaikovsky foi um famoso compositor de balés e seus outros trabalhos incluíam A Bela Adormecida em 1889 e O Quebra-Nozes em 1892.
Odette foge de volta para o lago e suas donzelas se juntam à sua tristeza. O príncipe explica os truques e ela o perdoa. Von Rothbart mantém o príncipe em seu juramento de amor por sua filha. Então o príncipe e Odette saltam de mãos dadas no lago e quebram o feitiço, transformando as donzelas de cisnes de volta em humanos. Eles dirigem von Rothbart e sua filha para a água, onde também se afogam. As donzelas observam os espíritos do príncipe Siegfied e Odette subirem do lago Swan para o céu.
Mas o balé virou mesmo um meme após o golpe de agosto de 1991, quando houve uma tentativa frustrada de restaurar a URSS e derrubar Mikhail Gorbatchov. Em vez de reportagens ao vivo do que está ocorrendo, as TVs de qualquer casa transmitiam a ‘Dança dos Pequenos Cisnes’.
Todos nós já ouvimos falar, pelo menos uma única vez, da história do Quebra–nozes, o príncipe que após ser enfeitiçado pelo rei dos camundongos se transforma em um boneco de madeira. … Na véspera de natal, Marie Stahlbaum recebe do padrinho Drosselmeyer, que é inventor e fazedor de relógios, um Quebra–Nozes.
O enredo original foi alterado muitas vezes e se tornou a assinatura de muitas produções. A versão Ivanov do New York City Ballet se tornou o padrão moderno. Retrata o compromisso do príncipe de se casar com Odile como uma traição a Odette, e ela é condenada a permanecer um cisne para sempre. As companhias de balé russas e chinesas frequentemente retratam o amor entre o príncipe e Odette como sendo tão forte que derrota von Rothbart e Odette é restaurado à forma humana. No American Ballet Theatre, o voto do príncipe a Odile condena Odette à eternidade cisne. Sua resposta é se jogar no lago, seguido pelo príncipe Siegfried. Esse sacrifício do amor eterno derrota o poder de von Rothbart e o espírito dos amantes é elevado ao céu juntos.
Rudolf Nureiev produziu sua própria versão em 1984 em Paris; ele também interpretou o papel de príncipe (e deu mais ênfase a ele do que aos cisnes). Em 1995, a provocativa encenação do coreógrafo Matthew Bourne estreou nos palcos de Londres, trazendo homens nos papéis dos cisnes.
Maia Plisetskaia foi uma das bailarinas mais lendárias a interpretar o papel principal neste balé. Ela atuou em ‘O Lago dos Cisnes’ por 30 anos, de 1947 a 1977, apresentando-o nada menos que 800 vezes. A bailarina possuía grande elasticidade e é considerada até hoje a melhor intérprete do papel.
Odette revela ao príncipe Siegfried que um homem puro de coração pode lhe fazer amor e quebrar o feitiço. Assim que o príncipe Siegfried começa a prometer seu amor, von Rothbart aparece. Sem o conhecimento do príncipe, von Rothbart não é outro senão o mentor do príncipe. Von Rothbart separa Odette de seu príncipe, ordenando que as donzelas dos cisnes dancem no lago.
A ideia de ‘O Lago dos Cisnes’ nasceu de uma performance caseira amadora, encenada pela família do compositor. Tchaikovsky atuou como diretor e coreógrafo, suas irmãs fizeram os papéis dos cisnes, enquanto seu irmão assumiu o papel do príncipe.
O conto de fadas sobre um cisne foi concebido especificamente para o balé, embora, sem dúvida, tenha raízes no folclore e nos contos de fadas dos irmãos Grimm. Acredita-se que Tchaikovsky também teria participado da composição do libreto. O dramaturgo e diretor dos Teatros Imperiais de Moscou, Vladímir Beguitchev, foi o autor principal.
O príncipe não percebe que foi substituída e a apresenta como sua noiva - quebrando seu voto ao fazê-lo. A escuridão se instala sobre o castelo, e o príncipe percebe que foi enganado. Ele então corre para o lago, luta contra os elementos enviados pelo feiticeiro e liberta Odette do feitiço maligno.
A “Dança dos Pequenos Cisnes”, apresentada no segundo ato, é uma das coreografias mais emblemáticas do balé. Executada por quatro bailarinas que se movimentam em perfeita sincronia para os lados, com seus braços entrelaçados, esse belo e desafiador pas de quatre exige enorme precisão técnica e trabalho em conjunto.
Os movimentos de balé enrijecem a barriga, endireitam a coluna e alinham os ombros. As pernas e os braços são trabalhados ao máximo também. “Isso acontece porque o abdômen é um dos centros de força do corpo e, consequentemente, é muito exigido durante a execução das posturas.
Os exercícios de Ballet trabalham fundamentalmente a postura e a consciência corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas. A associação entre movimentos físicos e música desenvolvem na criança o ritmo, contribuindo para desenvolver a memória e a consciência sensorial.
Um corpo bailarina clássica terá idealmente proporções muito específicas -, braços longos e finos e pernas com uma cabeça pequena, pescoço longo e um curto torso. Esta forma do corpo é considerada ideal para a criação de linhas encantadoras e movimentos expressivos no palco.
A seguir, confira quais ingredientes não podem faltar em uma alimentação de bailarina: