Resposta. 1º - O poema se refere a chegada do português no Brasil. ... No poema esta expressão é usada para mostrar que o português mudou a cultura do índio, que outrora andava nu e após os portugueses, os índios começaram a mesclar sua cultura com a portuguesa, que no poema é usado a metáfora "se vestir".
Quer dizer que quando os portugueses descobriram o Brasil, estava chovendo e os índios vendo os portugueses agasalhados, imitaram o figurino, já se os portugueses tivessem chegado num dia de sol, debaixo de um calorão danado, os portugueses é que teriam imitado os índios e tirado as roupas.
2 – Os significados são: português, língua portuguesa e homem de nacionalidade portuguesa e pena, revestimento das aves e dó ou piedade. 3 – O verbo do poema é vestir, que pode ter o significado de imposição de uma cultura ou colonização.
Que verbo do poema corresponde ao verbo dominar do trecho do Manifesto? Vestir, que aqui pode significar impor uma cultura, colonizar.
--->> A oposição entre 'vestir' e 'despir' sugere uma relação de poder entre povo dominante ( português ) e povo dominado ( o INDIO ). Dá uma visão positiva à cultura indígena e fala da cultura diferente da portuguesa, do colonizador.
O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira fase modernista no Brasil. Liderado por Oswald de Andrade (1890-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973), a finalidade principal era de estruturar uma cultura de caráter nacional.
Assim, na fase Pau-Brasil (1924-1928), é possível observar pinturas com cores fortes e nacionais (como o verde), cuja temática é o Brasil rural e urbano, produzidas a partir da técnica cubista. Dessa fase, devemos destacar as obras: Morro da favela (1924), Carnaval em Madureira (1924) e O mamoeiro (1925).
O Manifesto Pau-Brasil, de autoria de Oswald de Andrade, tinha como objetivo principal refletir sobre as bases da literatura nacional, propondo novas bases para uma literatura genuinamente brasileira.
Fase social Depois de sua passagem pela União Soviética e de ter trabalhado como pintora de paredes de construção na França, Tarsila começou a refletir em suas obras temáticas relacionadas ao proletariado, à desigualdade social, às opressões sofridas pelos trabalhadores, aos problemas do capitalismo industrial.
Suas viagens pelo Brasil, especialmente pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais, em 1923, renderam-lhe inspiração para suas primeiras composições de influência cubista, em formas geométricas estilizadas, fazendo uso das cores consideradas “caipiras” por seus mestres anteriores, ligados à pintura acadêmica.
Técnica e características da pintura de Anita Assim, em 1922, foi realizada a Semana de Arte Moderna, onde ela fez uma exposição de suas obras. As obras de Anita quebraram com o modelo tradicional e acadêmico de pintura, que valorizava o real. ... Quebra com o modelo artístico da academia; Temas pessoais e do cotidiano.
Resposta. Explicação: o quadro causa a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
Ao trabalhar personagens sociais, Tarsila do Amaral criou obras com personagens espelhados no proletariado brasileiro, no trabalhador do país. Isto fica claro em pinturas como Operários (1933). Em Operários (1933), Tarsila do Amaral retrata os trabalhadores de uma fábrica.
10 obras modernistas de Tarsila do Amaral
A obra apresentada hoje mostra um dos símbolos mais importantes da Antropofagia. A cobra grande é um animal que assusta e tem poder de "deglutição". Além disso, apresenta-se também o ovo, uma gênese, o nascimento de algo novo. A obra transmite a proposta da Antropofagia.
O homem em Abaporu representado transmite uma certa melancolia, pois o posicionamento da cabeça e expressão denotam alguma tristeza ou depressão. Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra.
Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago". Nesse trabalho, é retratada uma figura humana sentada numa posição pensativa em uma paisagem árida e ensolarada.
Resposta. Resposta: Significado de Abaporu, de Tarsila do Amaral. O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago).