Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Estes são os pilares básicos do pensamento de Vygotsky:
O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. ... Quando na assimilação, a mente não se modifica. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.
Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. ... Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.
Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem? Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade.
Para Vigotski a aprendizagem e desenvolvimento têm uma relação complexa, na qual a primeira- a aprendizagem- é que irá prover o desenvolvimento. ... Assim, o desenvolvimento é percebido de forma conjunta às práticas culturais e educativas, incluindo, portanto, o processo de aprendizagem.
O aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento dentro do seu ciclo de vida.
iStock / Getty Images Plus / UberImages A aprendizagem é um processo em que o indivíduo adquire conhecimento, enquanto o desenvolvimento consiste no aprimoramento de uma habilidade. Desenvolvimento e aprendizagem são duas variáveis importantes no âmbito profissional e pessoal.
Ensino é a capacidade de transmitir conhecimentos por meio de métodos específicos, através da relação educador/educando, ao passo que a aprendizagem é compreendida como a capacidade de internalização e interpretação dos conhecimentos explicitados.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. ... Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando.
Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.
Psicologia do desenvolvimento compreende as mudanças a partir de várias questões como habilidades motoras, solução de problemas, percepção de conceitos, aquisição da linguagem, formação de identidade e o entendimento da moral.
Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, prever e modificar o comportamento.
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.