Fibras Insolúveis As principais são celulose, hemicelulose e lignina. Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
As fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, verduras e as hortaliças. Estas fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume. Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor.
As fibras são encontradas nos vegetais e possuem a particularidade de não sofrerem digestão ou absorção pelo corpo ao serem ingeridas. Ao nos alimentarmos de vegetais, ingerimos as chamadas fibras, parte das plantas que não pode ser absorvida pelos humanos e não fornece energia.
Fibras, também conhecidas como fibras alimentares ou dietéticas, são substâncias presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal e que não são digeridas no sistema gastrointestinal.
Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de mais calorias.
Resposta. as fibras são elementos (carboidratos) que fazem parte dos vegetais, elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, sendo que passam intactas pelo sistema digestório. elas também não fornecem nenhum tipo de nutriente para o organismo.
As fibras podem ser classificadas em dois grupos principais: as solúveis e as insolúveis. As fibras alimentares solúveis sofrem o processo de fermentação no intestino e formam um gel no estômago. Elas melhoram o funcionamento intestinal, diminuem o colesterol e ajudam na prevenção contra o câncer de intestino.
As fibras, encontradas em grãos, frutas e hortaliças, são componentes dos alimentos que não são digeridos pelo organismo. Elas passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes.
Os principais benefícios da fibra são: Diminui os níveis de colesterol no sangue, especialmente o colesterol LDL. Melhora a função intestinal e ajuda a prevenir a obstipação. Retarda a absorção da glucose e reduz o pico de glicemia que ocorre após as refeições.
As fibras alimentares são resíduos de células vegetais que não podem ser digeridos pelo nosso sistema digestório, pois são resistentes à ação das enzimas digestórias. As fibras, em sua maioria, pertencem ao grupo dos polissacarídeos, sendo a única exceção a lignina, que pode ser classificada como um composto fenólico.