Essa ferramenta que assusta muita gente é conhecida na odontologia como caneta de alta rotação. Como o próprio nome diz, a partir de uma alta rotação da turbina, feita por ar comprimido e irrigada com água abundante, possibilita que a broca perfure ou corte o esmalte do dente.
Kit com 1 pinça clínica, 1 sonda exploradora nº 5, 1 escavador nº 17 e 1 cabo com espelho nº 5.
Uma boa alternativa é utilizar caixas plásticas com tampa, que são facilmente encontradas em lojas de utilidades e por um preço bem acessível. Por exemplo: separe uma caixa para disciplina de dentística, outra só para a disciplina de cirurgia, outra para endodontia e assim sucessivamente.
Agora, vamos ver 6 dicas infalíveis para a organização do consultório.
Como organizar o consultório médico?
Feitas para criar moldes da boca do paciente, são utilizadas para inserir o material da moldagem, podendo ser dos tipos total lisa superior, perfurada inferior e parcial perfurada. Os escavadores são utilizados para escavar dentina cariada, conhecidos também por colher de dentina.
Sindesmótomo. Instrumento cirúrgico não articulado cortante. ... Utilizado para sindesmotomia, descolamento ou diérese, para cirurgias em geral.
Função dos Instrumentais Os instrumentais em odontologia tem como função possibilitar ao cirurgião dentista realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. ...
Sindesmótomo ABC Instrumentos O sindesmótomo é um instrumento usado por dentistas, indicado para separar a gengiva do dente após a aplicação de anestesia.
Sindesmotomia é o ato de Descolar a gengiva que circunda, Até a base da crista ossea, ou seja descolando até o espaço biologico.
O número de dentes a serem incluídos no campo a isolar deve ser o maior número possível. Deve ser isolado no mínimo 3 dentes ou 4 (dois para distal e um para mesial), com exceção no tratamento endodôntico onde somente o dente a ser tratado será isolado.
Os instrumentos manuais mais freqüentemente empregados em Endodontia estão relatados neste documento.
O que é um fotopolimerizador e para que serve? Conhecido por transmitir uma luz azulada, esse aparelho tem uma importante função no dia a dia do dentista. Na prática, essa luz ativa uma substância chamada de canforoquinona, presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, endurecendo o tecido.
Todo o clareamento é feito por meio de luzes de LED. A luz azul promete deixar os dentes mais brancos. E a vermelha previne o aparecimento de novas manchas.
ATUAÇÃO DA LUZ HALÓGENA E DO LED (LIGHT EMITTING DIODE) A resina composta é um dos materiais mais utilizados para a colagem ortodôntica, sendo que, a sua polimerização ocorre através da energia luminosa. A luz halógena é a fonte luminosa mais utilizada, pois apresenta baixo custo e fácil manutenção.
O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados. A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração.
A laserterapia vem para um tratamento terapêutico, que diminui exponencialmente a dor e a inflamação, principais queixas dos pacientes com doenças bucais. Os efeitos terapêuticos que podem ser obtidos são: anti-inflamatório, analgésico e de reparação tecidual.
A laserterapia é um tratamento que utiliza como base os raios laser. Ele é realizado em sessões e costuma ser eficaz e indolor. Os raios agem no tratamento de diversas doenças bucais e também na cicatrização e regeneração de tecidos. O laser presente no equipamento de laserterapia é composto por um raio de luz.
É a aplicação terapêutica de laser em pontos específicos para aliviar dores e inflamações. A técnica também é bastante eficaz na cicatrização e regeneração de tecidos, agindo como um analgésico anti-inflamatório local. A laserterapia pode reduzir a dor de lesões ou patologias como artrose ou edema pós-operatório.
Terapia ILIB: irradiação de laser para tratamentos de beleza e bem estar. A terapia ILIB promove a irradiação do Laser terapêutico de baixa potência pelo sistema sanguíneo. A técnica gera uma série de benefícios na saúde e na beleza.
Cada sessão dura em média 5 minutos por mama, e variam de R$90 a R$150. Com o atendimento no consultório ou na casa da paciente. Sobre os profissionais recomendados, o Brasil não tem uma lei que proíba ou que defina as especializações necessárias para a administração no laser.
“Na odontologia estamos usando a terapia do laser para ajudar na cicatrização e na dor. Ao fazer algum procedimento dentário, utilizamos o tratamento com laser para propiciar uma regeneração e cicatrização mais rápida. Pessoas que tem muita dor nos dentes podem diminuir a dor com o uso do laser”, afirma.
O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais. Cada sessão consiste na aplicação local da luz Laser, sem nenhum desconforto ao paciente, com duração de aproximadamente 30 minutos.
Protocolo ILIB: Aplicar o laser vermelho por 30 minutos na artéria radial pelo menos 1 vez por semana. Esta técnica pode ser aplicada de 1 a 3 vez por semana de acordo com o quadro clínico do paciente.