O diário, quando lido por quem não o escreveu, poderia não fazer sentido sem as datas nas quais os fatos foram narrados. A carta, quando nas mãos do destinatário, já apresenta-se com um certo atraso desde que foi escrita. Por isso, é importante para o leitor a informação de quando datam as informações nela constantes.
As datas são extremamente importantes dentro de um diário, pois são a partir delas que o autor relembra sobre o que aconteceu naquele determinado dia. Portanto os diários são usados para guardar a memória e lembranças do autor.
A data: Nas cartas pessoais, geralmente se informam o dia e o mês. O ano não é tão importante. Nas cartas oficiais, todavia, você deve colocar o dia, o mês e o ano. Evite formas como 5/6/01 ou 14-2-02, uma vez que as pessoas normalmente não associam meses a números.
Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.
A carta de leitor é um gênero textual argumentativo presente em diversos meios de comunicação. Como você já deve ter tido contato com revistas, jornais, sites, etc., certamente notou que a maioria desses meios de comunicação possui uma seção destinada à expressão das opiniões de seus leitores, não é mesmo?