O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Rocha decomposta por intemperismo químico para um material argiloso, variavelmente friável, de cores amarelas a avermelhadas ou em tons de cinza, na dependência da rocha original e do clima, podendo conter quartzo e outros minerais resistentes à alteração e preservando, frequentemente, muitas das estruturas da rocha sã ...
O solo é a camada mais externa da superfície da terra, se formando sobre a litosfera, a partir do intemperismo das rochas. O processo do intemperismo se dá em duas fases: – intemperismo físico – que é a desintegração da rocha; – intemperismo químico – que é a decomposição da rocha.
No solo ocorrem a ciclagem e o armazenamento de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. ... Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida.
No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.
Resposta: No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. ... Há também materiais orgânicos provenientes de animais e plantas, que entram em decomposição e formam a camada de húmus (primeira camada do solo).
Os tipos de solo são classificados de acordo com as variáveis de cor, a textura, porosidade, quantidade de matéria orgânica. Seguem exemplos dos tipos de solo: Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. ... Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre pois é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. O solo fornece às raízes fatores de crescimento como suporte, água, oxigênio e nutrientes.
Sem ela, seria impossível que as plantas e os animais se desenvolvessem. Além disso, o ar do nosso planeta contém a quantidade de oxigênio necessária para que torne possível a vida dos animais e, inclusive, dos seres humanos. ... Essa é a importância da água, do ar e do solo - a manutenção da vida no planeta.
No ar está presente o oxigênio que é utilizado principalmente na respiração dos organismos. Nele há também o gás carbônico que é utilizado principalmente no processo de fotossíntese. É utilizado para a produção de energia eólica .
Resposta
Por exemplo, podemos pensar no ar para ajuda da polinização de algumas plantas, uma vez que a dispersão de sementes pode depender do ar muitas vezes para se propagar e assim conseguir sobreviver. Além disso podemos pensar também em um barco a vela, onde é necessária presença do ar para que o barco possa se movimentar.
Resposta: O ar apresenta um papel importantíssimo para a manutenção da vitalidade dos solos, que influi sobre a intensidade de reações químicas e biológicas que se processam nos mesmos, sendo também indispensável na respiração das raízes.
Sim, pois a liberação de bolhas de ar indica que existe ar no solo. Um espaço aparentemente vazio é ocupado pelo ar, que não vemos, mas existe. ... A presença do ar no solo garante a sua oxigenação, favorecendo a vida de plantas e animais que nele vivem.
Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc. Uma das maneiras de diminuir a poluição do ar é criar critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.
O ar atmosferico pode ser utilizado além da respiração dos seres vivos como por exemplo para: distribuição da chuva. dispersão de sementes. gerar energia eólica.
Nosso planeta está envolvido por uma camada imensa de gases, a atmosfera. Ela está ao redor da Terra e é mantida através da atração da gravidade. Possui cerca de 1000 km de espessura.
Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.
O ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio (fórmula química do gás nitrogênio: N2) e oxigênio (O2). Em menores quantidades é também formado por gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N20) e vapor d'água.