Granulometria ou análise granulométrica é um estudo das dimensões das partículas do agregado. A granulometria tem por função determinar o tamanho do produto e suas partículas. ... A granulometria tem por objetivo conhecer a distribuição granulométrica dos sedimentos e traçar uma curva.
A determinação de U é feita através da seguinte equação: U = D60 / D10 Como pode ser constatado na classificação abaixo, quanto menor o grau de uniformidade (U), mais uniforme o solo é. Tabela 1 – Classificação quanto a uniformidade dos solos./span>
Os parâmetros D10 e D90, estão relacionados aos diâmetros de corte da curva de distribuição acumulada em 10% e 90%, respectivamente, enquanto que, o parâmetro D50 está relacionado à mediana da distribuição e corresponde ao diâmetro médio de partícula (Dm).
2 Diâmetro efetivo (De ou D10) Diâmetro efetivo (De ou D10) é um diâmetro tal que 10% do solo, em peso, têm diâmetros menores que ele. O diâmetro efetivo (De ou D10) é um indicativo da permeabilidade das areias, quando as areias são usadas para filtros.
O diâmetro médio efetivo (D10) é definido como sendo diâmetro da abertura da peneira que permite a passagem de 10% da amostra do material granular. Seu valor caracteriza o menor diâmetro de partícula na classificação da areia e indica o tamanho da partícula que será removida pelo meio filtrante./span>
A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida por meio do processo de peneiramento de uma amostra, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido.
A neuroplasticidade ou plasticidade neural é definida como a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, pode ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento)./span>
8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro
Usamos 100% do nosso cérebro Utilizamos todo o nosso cérebro o tempo inteiro, para fazer das tarefas simples às mais complexas./span>
Você já deve ter ouvido falar que o ser humano só consegue usar 10% da capacidade do cérebro, certo? Com o biohacking você consegue usar muito mais. Com essa tecnologia, é possível desenvolver a inteligência e ficar cada vez mais focado e produtivo.
Confira abaixo os seis passos destacados pela neurocientista para conectar o cérebro e aumentar a capacidade de plasticidade e domínio de um cérebro adulto: