O princípio da dignidade da pessoa humana se refere à garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, ou seja, um valor intrínseco como um todo. ... Um dos valores fundamentais está o da dignidade da pessoa humana, que tem como foco a garantia da vida digna./span>
São os deveres que a conduta humana deve seguir. e) Inclinações são as associações de reverência que a conduta do homem segue. augustosecsei está aguardando sua ajuda./span>
A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
É aqui que Kant faz uma distinção importante entre o que é “agradável”, o que é “bom” e o que é “belo”: O agradável é o que gratifica um homem; O bonito, o que simplesmente o agrada. ... Isso significa, para Kant, que não pode haver “condições pessoais” que possam ser colocadas pela lógica sobre o objeto./span>
Por esse motivo, o sublime é aquilo que causa espanto, admiração e até mesmo o medo, pois ele é grandioso, diferente e assustador. Ele está presente em cada indivíduo quando este se depara diante das coisas da natureza que o perturba, já o belo é tudo aquilo que se encontra como um objeto, uma obra de arte./span>
O termo sublime, do latim sublimis, entra em uso no século XVIII indicando uma nova categoria estética, distinta do belo e do pitoresco, e remete a uma gama de reações estéticas com a sensibilidade voltada para os aspectos extraordinários e grandiosos da natureza./span>
O termo sublime (do latim sublimis, "que se eleva" ou "que se sustenta no ar") entrou em uso no século XVIII, para indicar uma nova categoria estética, que se distinguia do belo e do pitoresco. ... Como conceito estético, o sublime designa uma qualidade de extrema amplitude ou força, que transcende o belo.
A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza./span>
Beleza é, também, a imanência total de um sentido ao sensível, ou seja, a existência de um sentido absolutamente inseparável do sensível. ... Cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. O feio. O problema do feio está contido nas colocações que são feitas sobre o belo./span>
O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção (Praxíteles, Hermes com o Jovem Dionisio, 350 a.C.).
São conceitos subjetivos, ou seja, são pessoais. Mas a arte descreve como belo tudo aquilo que é estético. ... Dessa forma, entende-se como arte bela aquilo que possui estética agradável, o contrário seria a arte feia./span>
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O que vai garantir beleza a uma obra, para Aristóteles, é a proporção, a simetria, a ordem, a justa medida./span>
O Belo e o Bom refletem a vida em perfeito equilíbrio Assim se articulam, na ética de Platão, o Belo e o Bom, pois uma forma é bela se ela constitui em si mesma um todo perfeitamente harmonioso. O Belo é, então, a forma manifesta do Bem. ... O sujeito ético é capaz de tomar consciência do Bem e harmonizar-se internamente.
Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.
A relação que podemos encontrar entre belo e bom é de oposição (eles se confrontam). Do ponto de vista filosófico, os elementos belo e bom são subjetivos, o que contribui para uma valoração constante do indivíduo./span>
Mimese, mímesis ou mimésis (em grego: μίμησις, mímesis), é um termo crítico e filosófico que abarca uma variedade de significados, incluindo a imitação, representação, mímica, imitatio, a receptividade, o ato de se assemelhar, o ato de expressão e a apresentação do eu.
A palavra "mímesis" vem do grego antigo e significa "imitar". ... Na Arte grega, a mímesis significava a imitação a partir do que é real. Isto é: não a imitação no sentido de copiar, mas sim de representar a natureza da forma que ela se apresenta./span>