O Estado é necessário ao funcionamento da sociedade A legitimação do exercício da dominação do Estado, como requisição do ordenamento jurídico, estabelece como tarefa política a promulgação de normas jurídicas vinculantes para outros homens.
O Estado Moderno, sob a perspectiva weberiana, é um estado racional que detém o monopólio do uso legítimo da força física dentro do território que controla. O Estado é, para Weber, dotado de legitimidade e dominação legal (condições que possibilita sua manutenção).
O Estado, para Weber, é uma instituição que detém o monopólio da força e da violência mediante a legalidade para evitar que indivíduos exerçam a força e a violência. Para o sociólogo, se os indivíduos não fossem violentos, o Estado seria desnecessário.
AULA 2 - O ESTADO E DOMINAÇÃO DE ACORDO COM KARL MARX, WEBER E DURKHEIM Marx compreende o Estado como uma relação entre a infra-estrutura e a superestrutura. ... Na visão de Marx o Estado é o aparelho ou conjunto de aparelhos cuja principal função é tentar impedir que o antagonismo de classe degenere em luta.
O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. ... Os senhores feudais é quem exercia os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido.
Assim podemos resumir que o poder do Órgão Legislativo tem a função legiferante (função normativa), do Executivo executante (função administrativa) e do Judiciário a função judicial.
Segundo a teoria da separação de poderes, o Estado, na atuação de seu poder, exerce três funções distintas, quais sejam, a função legislativa, a função executiva e a função jurisdicional. ... Já as funções jurisdicional e administrativa corresponderiam à aplicação da legislação aos concretos.
Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo. Em uma monarquia, com exceção das monarquias eletivas, que não são tão comuns atualmente, a hereditariedade é um fator importante.
República é um tipo de gorverno onde há uma ou mais pessoas que exercem o poder supremo por tempo determinado. ... A diferença entre a monarquia e a república,é que na república o poder é exercido por meio de votos e é por tempo determinado, e a monarquia é por tempo inderterminado e o poder é exercido por hereditariedade.