A psicopatia é um transtorno psicológico caracterizado por comportamentos antissociais e impulsivos, além de desprezo e falta de empatia com os outros. ... Nem sempre as pessoas psicopatas desenvolvem esse tipo de agressividade, sendo mais característico o poder de manipulação, o egocentrismo e a falta de empatia.
Há o olhar predatório que muitos psicopatas têm. A maioria das pessoas tende a desviar o olhar, durante uma conversação, pois o contacto visual fixo torna-se intimidatório e indelicado. Os psicopatas não têm a tendência de evitar esse contato visual, de modo que se prendem ao olhar de alguém e não o desviam.
Os psicopatas são muito manipuladores e podem facilmente conquistar a confiança das pessoas. Eles aprendem a imitar as emoções, apesar da incapacidade de senti-las, e parecerão normais às pessoas desavisadas. Os psicopatas são muitas vezes bem educados e mantêm empregos estáveis.
Para um psicopata, um relacionamento amoroso é baseado na satisfação, autocomplacência e um aumento do seu próprio ego. Uma pessoa psicopata desenvolve uma relação de apego com o parceiro/a caracterizada pelo apego evitativo, não sendo capazes de establecer nenhum tipo de relação íntima.