Todos os materiais possuem características magnéticas. O magnetismo dos materiais tem origem na combinação entre o momento angular orbital e o momento angular de spin dos átomos, que dão origem aos dipolos magnéticos microscópicos, fazendo com que cada átomo se comporte como um pequeno ímã.
A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.
As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando estão sobre a influência de um campo magnético.
Nem todos os materiais cujos átomos possuem propriedades magnéticas são ferromagnéticos porque alguns átomos, em diferentes disposições, não conseguem criar domínios de orientação.
A desmagnetização pode ser voluntária ou involuntária Possivelmente, aquecer um pedaço de metal magnetizado com uma chama gerará desmagnetização, destruindo a ordem das moléculas dentro do ímã. Ao aquecer um ímã, cada molécula é manchada com energia.
O desmagnetizador pode operar realizando um aquecimento térmico, onde a temperatura é aumentada para alcançar a desmagnetização sem alterar as suas características. ... Há ainda o processo de desmagnetização por corrente alternada que é a que oferece o maior custo benefício.
Para desmagnetizar seu relógio basta passá-lo próximo da superfície do desmagnetizador ou, em certos modelos, colocar o relógio em um local específico por alguns segundos.