De forma simples, o ciclo financeiro pode ser entendido como quantos dias, em média, a empresa precisou arrumar financiamento para suas operações. É o período necessário para ocorrer a produção, distribuição, venda e coleta do pagamento dos produtos vendidos pela empresa.
O ciclo operacional e o ciclo financeiro são calculados a partir da análise do tempo que a empresa leva para cumprir essas etapas, considerando a necessidade de investimento e o fluxo de recebimentos. Eles vão acompanhar o caminho que o dinheiro faz pela empresa, entre o registro de entradas e saídas.
Para tirar sua dúvida de como calcular o Ciclo Operacional, comece pela fórmula:
Ciclo Operacional é o intervalo de tempo necessário para que uma empresa execute todas as suas atividades operacionais. Ele começa na compra da matéria-prima, passa pelas várias etapas de produção, a venda, a entrega do produto e, finalmente, termina com o recebimento.
A importância do capital de giro é, dessa forma, zelar pela organização e saúde financeira da empresa, garantindo um ambiente sustentável e que possibilite não só o desenvolvimento interno, mas também o crescimento do volume de negócios.
O fluxo de caixa descontado é conhecido pela sigla FDC. Ele é, basicamente, um cálculo que determina o valor de uma empresa, sendo utilizado na captação de investidores, no processo de compra e venda de uma companhia ou em caso de fusões, para avaliar o retorno do capital investido.
Este instrumento traz diversas vantagens, pois com ele, o dono da empresa consegue:
7 dicas de como organizar o fluxo de caixa