Vale ainda ter alguns cuidados na hora de fazer uma voz de tenor, como evitar levantar a cabeça na hora de cantar e deixar o queixo "solto", abrindo a boca aberta de forma suave. Também pode treinar para abaixar a base da língua, abrindo mais espaço para a passagem do som no aparelho fonador.
Classificação e extensão vocal
Vozes absolutas são vozes de cantores excepcionais que ultrapassam três oitavas. Entre algumas vozes classificadas, são vozes de cantores excepcionais que ultrapassam três oitavas como as de na Ópera: Erna Sack que possuía quatro oitavas, emitindo do Dó3 – Dó7.
Tenor: Estão quase no final da extensão vocal masculina. A mais aguda das vozes masculinas. Tenor Ligeiro: é a voz masculina natural mais aguda, também com facilidade para volaturas. Tenor Lírico-Ligeiro: é um pouco mais encorpado que o “Ligeiro”, mas também tem facilidade pra agudos e volaturas.
Ou seja, uma voz intermediária e mais flexível que consegue cantar tanto notas mais agudas, quanto as mais graves. Esse tipo de voz feminina é conhecida como mezzo-soprano, ou meio-soprano traduzindo para o português. Geralmente, possui um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior que o contralto.
Seja claro. Falar com nitidez é um dos passos mais importantes no desenvolvimento de uma boa voz. Preste atenção a cada palavra que você disser — pronuncie-a claramente e por inteiro. Abra bem a boca, relaxe os lábios e mantenha a língua e os dentes na posição correta.
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
Tampe o nariz ao falar. Uma boa forma de alterar drasticamente o som da sua voz é bloquear as passagens nasais, e o jeito mais fácil de se conseguir isso é apertar o nariz e tampar as duas narinas dele. Você também pode fazer isso impedindo que o ar entre pelo nariz usando a boca.
Um cantor é afinado quando consegue reproduzir perfeitamente o som musical que acabou de ouvir. Portanto, tudo começa no ouvido. ... Essas regiões do cérebro mandam o impulso nervoso para as pregas vocais informando quantas vezes elas devem vibrar por segundo, determinando o tipo de som que vai ser emitido.
Equilíbrio Entre Fluxo de Ar e Musculatura das Pregas Vocais O equilíbrio entre ar e musculatura das pregas vocais vai determinar boa parte do volume da sua emissão e, consequentemente, da potência da sua voz. Com as pregas vocais aduzidas, o ar passa por elas promovendo sua vibração.
Esses hormônios, particularmente os estrogênios e androgênios, exercem papéis fundamentais e determinantes no desenvolvimento anatômico da laringe e na fisiologia vocal. A voz se desenvolve sob a influência das variações de estrógeno, progesterona e testosterona.
Atividades simples que melhoram a voz
1) Controlando a respiração Ter um controle da respiração vai te ajudar a cantar melhor e com mais afinação. Para os iniciantes, um exercício bem fácil é deitar e colocar um livro em cima da barriga. Mantenha nessa posição e comece a respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) sem movimentar muito o livro.
Além disso, praticar exercícios para melhorar a dicção, podem ajudar a ter uma voz mais clara e precisa. Veja como melhorar a dicção com exercícios....Veja como melhorar a dicção com exercícios.