Monossacarídeos incluem glicose, frutose e galactose. Os dissacarídeos, por outro lado, incluem sacarose, lactose e maltose, e são compostos de dois monossacarídeos ligados entre si, como glicose e frutose ou mesmo glicose com glicose.
Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas.
ATR (Açúcares Redutores Totais): indicador que representa a quantidade total de açúcares da cana (sacarose, glicose e frutose). O ATR é determinado pela relação POL/0,95 mais o teor de açúcares redutores.
Os açúcares redutores reagem com o sulfato de cobre em reagente de Benedict, reduzindo-o ao óxido de cobre, um composto insolúvel, de cor avermelhada que forma um precipitado.
A ingestão média de açúcar pelos brasileiros está em torno de 150 g por dia. Isso é muito! O ideal, como já dissemos, situa-se abaixo de 50 g por dia, ou seja, um terço do consumo médio. Idealmente, deveríamos consumir um sexto do consumo diário médio, o equivalente a 25 g.
Uma solução de 25 °Bx tem 25 gramas do açúcar da sacarose por 100 gramas de líquido. Ou, para colocar de outra maneira, é 25 gramas do açúcar da sacarose e 75 gramas da água nos 100 gramas da solução. O instrumento usado para medir a concentração de soluções aquosas é o refratômetro.
Que consumir muito açúcar é prejudicial à saúde, muita gente sabe, o que é de conhecimento de poucos é que muitos alimentos que não são doces também viram açúcar no nosso organismo e trazem os mesmos malefícios....E as frutas?
Morangos Morangos, como muitas outras frutas vermelhas, são ricos em fibras e contêm muito pouco açúcar.
As frutas que tem um maior índice glicêmico são: manga, banana e caqui! Isso não quer dizer que as outras são liberadas a vontade! Olá! O açúcar contido nas frutas é a frutose, dentre eles os que mais possuem frutose é a manga, caqui, uva e banana.