Inicialmente o município foi denominado em 1616 de "Santa Maria de Belém do Pará" ou "Nossa Senhora de Belém do Grão Pará", a mando de Filipe II de Espanha, em referência ao dia de natal; quando o capitão Francisco Caldeira Castelo Branco partiu em 1615 da cidade de São Luís rumo a Conquista do Pará.
1853
2 de agosto de 1853
Em 6 de fevereiro de 1842, Curitiba foi elevada à categoria de cidade por uma lei provincial paulista. Em 29 de agosto de 1853, enfim, o imperador Pedro II do Brasil assinou a Lei Imperial n.º 704, que criou a Província do Paraná, a qual foi criada por motivos diversos.
O Paraná Tradicional corresponde ao litoral, à região de Curitiba e dos Campos Gerais, foi a primeira frente de ocupação do Estado. Essa frente foi inaugurada por mineradores paulistas no século XVII, atraídos pela existência de ouro de aluvião.
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
Paranaguá, cidade
Índios – Foram os primeiros habitantes, existiam diversas tribos distintas no território paranaense, entre elas estão os Carijó e Tupiniquim, que habitavam a faixa litorânea; os Tingui, que se instalaram na região onde hoje corresponde a Curitiba; os Caigangue e Botocudo, que habitavam o interior do Paraná.
O estudo, com data de referência em 1º de julho, mostra que 21,9% da população está concentrada em 17 municípios, todos com mais de um milhão de habitantes, sendo que 14 são capitais estaduais. No Paraná apenas Curitiba rompeu a barreira do milhão.
Os municípios do Estado do Paraná
Aqui está a lista de estados brasileiros por número de municípios. O Brasil é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados, 5 568 municípios e do Distrito Federal. .
O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.
Altamira