Historiadores acreditam que os números surgiram antes da escrita por uma necessidade prática de contar a produção agrícola (frutas, verduras, hortaliças, cereais, etc). O primeiro registro que temos sobre o número 1 é a representação por um traço em ossos, encontrados no Congo e com idade estimada em 20 mil anos.
Muitas histórias curiosas envolvem o número que dá início a tudo. No Egito, por exemplo, por volta do ano 3000 a.C, o número 1 era um elemento essencial de medida das grandes construções egípcias. Já na Grécia antiga, o filósofo pré-socrático Pitágoras acreditava que os números eram o princípio da criação do universo.
Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.
Sugestões de Trabalho
Sugestões de Trabalho Explore a contagem usando palitos de sorvete, palitos de fósforos, blocos lógicos, etc. Separe prendedores de roupa ou clipes. Confeccione cartões com números e peça às crianças para que coloquem a quantidade de prendedores (ou clipes) correspondente ao número indicado no cartão.
A construção do número na educação infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade dos educandos e professores, através de problemas e desafios.
Peça que tracem o número 2 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém dois elementos no grupo. Incentive as crianças a colorirem o número 2 ou utilizar materiais diversos como algodão, papéis picados, grãos, glitter, cola colorida, serragem, etc. para cobrir o número.
Números por extenso
'Como fazer o número 2 em um encontro romântico'
Entregue a cada criança uma folha com a imagem de um numeral. Distribua pedaços de papel crepom colorido e peça aos alunos para fazerem pequenas bolinhas. Em seguida, cada um irá cobrir numeral com cola e as bolinhas sobre ela. Esta atividade também pode ser feita com crianças do maternal.
Deixe que treinem a grafia do número do 5 em caixas de areia ou utilizando massinha de modelar. Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 5 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém cinco elementos no grupo.
O cinco (5) é o número natural que segue o quatro e precede o seis. Na numeração romana representa-se com um V. É o único número escrito na língua portuguesa que se escreve com o mesmo número de letras que o valor que representa.
Aprendendo o número 3