Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".
O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. ... As atividades lúdicas são: a essência da infância assim proporciona a interação social, a criatividade e a imaginação da criança contribuindo no processo de ensino aprendizagem da mesma.
Sugestões para pais e professores Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
21 dicas para entreter os filhos sem precisar usar o celular
Começa a construir seus conhecimentos na língua escrita. Quer saber o que são as palavras e o que dizem. Muitas crianças nessa idade entenderão que as letras representam sons que formam palavras e poderão começar a associar alguns sons com suas letras.
É importante frisar que as brincadeiras, os jogos e outras estratégias baseadas na ludicidade são apenas ferramentas. O educador tem papel fundamental nesse processo de guiar os alunos por um aprendizado lúdico. É ele que vai escolher as atividades mais adequadas para desenvolver habilidades e trabalhar conceitos.
Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.
Para isso, é preciso que o educador realize um diagnóstico prévio das necessidades básicas, assim como da realidade social em que as crianças estão inseridas, facilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes e saudáveis aos alunos.