O Que A Arte Valoriza?

O que a arte valoriza

Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade.

[...] depois de ter vitoriosamente defendido a obra única contra a produção em série, a gratuitidade contra a utilidade, depois de ter idealizado a negação da existência burguesa, depois de ter autonomizado os meios sociais da sua própria legitimidade [...]. Inseridos numa sociedade capitalista e ao lidar com uma comercialização crescente da arte, artistas, curadores etc. tentam dissimular-se e dissimular perante os outros a lógica econômica que está subjacente às suas atitudes e comportamentos [...] (Moulin, 1995, p. 43).

Importância da arte

Mas, afinal, para que serve a arte? Por ser uma atividade de difícil definição e ter formas variadas de expressão, muitas vezes a "função" da arte tende a ser mal compreendida.

Para Hal Foster (1996, p. 148), Sherman evoca "o sujeito sob a contemplação, o sujeito-como-imagem", e teve uma receptividade retumbante no campo artístico precisamente porque não teria seguido o senso comum de que "na imagem eu vejo-me, vendo-me", além de consubstanciar um eixo mais próximo da alienação psicológica – "eu não sou o que eu imaginava que era". "Sherman captura o fosso entre as imagens imaginadas e reais do corpo que boceja em cada um de nós, o fosso do (não) reconhecimento, onde a moda e a indústria do entretenimento operam todo o dia e noite" (Idem, p. 149).

A arte contemporânea tem incorporado mudanças relevantes nas suas propriedades internas. Entre algumas dessas propriedades, este artigo irá abordar as asserções da arte como conceito e da arte como imagem. Nesse sentido, a análise de conteúdo de algumas das principais teses da arte conceitual e a análise do trabalho de Cindy Sherman fornecerão o terreno empírico para as asserções supramencionadas. Com efeito, este duplo processo de tornar vários aspectos da arte contemporânea em conceitos e/ou em imagens representa uma grande transformação no campo artístico. Ao mesmo tempo, a transformação interna referida no campo artístico também tem efeitos na relação entre esse mesmo campo artístico e a estrutura social global. No caso deste artigo, a relação entre o campo artístico e o capitalismo operada pela redefinição do princípio da "arte pela arte".

Definição do que é arte

Definição do que é arte

No que diz respeito à relação entre a arte, a vida e o espaço social mais genérico, os escritos de Carlos Vidal afiguram-se como mais prescientes, nomeadamente quando este crítico e artista plástico considera que o artista, sobretudo a partir dos anos de 1960,

Na verdade, não há um único objetivo ou finalidade ao se fazer arte. Entretanto, podemos dizer que essa atividade contribui grandemente para uma melhor compreensão do mundo, da sociedade e dos anseios humanos.

A arte está intimamente ligada ao tempo histórico em que é produzida, sendo considerada por alguns como um reflexo ou registro do seu tempo. Nas palavras do crítico de arte inglês Ruskin:

Últimos

Alguns pensadores (como Hegel e Ricciotto Canudo) organizaram as diferentes artes em uma lista numerada. A inclusão de algumas formas de arte não foi consensual, mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos dias de hoje:

Detalhando em maior pormenor o exemplo do ready-made, o mesmo autor reforça novamente o autocentramento da arte em torno da... arte (ou de uma espiral sucessiva de imagens) sobre a própria arte:

A arte apresenta-se por diversas formas, como a música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura, etc. Existem várias expressões que servem para descrever diferentes manifestações de arte, por exemplo: artes plásticas, artes cênicas, arte gráfica, artes visuais, etc.

Movimentos da arte contemporânea

Movimentos da arte contemporânea

Em consonância, uma das transformações internas registradas no campo artístico prende-se à noção da interpretação da obra de arte, das condições para sua legibilidade e interpretação. Partindo do campo artístico, a resposta a essa problemática é taxativa e polêmica.

As grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte (...) Nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenham lido os outros dois, mas desses três, o único em que se pode confiar é o último.

A obra, enquanto pura presença do interpretável (que não se efetiva além dessa possibilidade de estar sempre presente) é a pura presença do que apresenta. Esta pura presença quer dizer: a obra não é enumerável nem redutível à interpretação, também não é o vazio, não é da ordem do niilismo, não é "qualquer coisa". Enquanto pura presença do que se apresenta, cada obra é "única" e é absolutamente distinta. A obra que é pura presença do que apresenta não é o Outro sem o não Outro. E interpretável sem interpretação quer dizer: o interpretável "é". A interpretação "vai sendo". Por isso, o interpretável é ininterpretável (Idem, ibidem).

Primeiras manifestações artísticas

Alguns dos principais movimentos e escolas vanguardistas que surgiram com base na arte contemporânea estão relacionados com a ideia da comunicação, e não do consumo, como acontecia com a Arte Moderna:

ISociólogo, pesquisador no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ISFL-UP), Portugal. E-mail: [email protected]

O sétimo encontro da série “Desentendimento” trata da crescente valorização da arte brasileira no mercado internacional, com trabalhos de nomes como Adriana Varejão e Beatriz Milhazes chegando às casas de US$ 1 milhão e US$ 2 milhões. “A arte brasileira vale o quanto custa?” é a pergunta que move o debate entre o crítico e professor de arte Paulo Sergio Duarte e, falando como conhecedor do mercado, o curador do fundo de investimentos Brazil Golden Art, Heitor Reis. A mediação é do crítico Luiz Camillo Osorio, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A valorização da arte brasileira e o investimento em arte.

Nesse aspecto, cremos que Moulin foi sociologicamente mais prudente que Benjamin na análise da aura. De fato, a aura não se desvanece, como nos lembra Robert Kurz, mas se transmuta e até se alarga através da cópia, na medida em que a obra de arte não vale apenas como objeto, mas como objeto performativo de uma experiência estética, de valores, sensibilidades e disposições igualmente estéticas – e de imagens e conceitos.

No universo da arte pós-modernista, é a sucessão infinita de novas imagens em torno do espelhamento do tronco comum que é o self artístico – a própria arte – que caracterizou o campo e a produção artística das últimas décadas, em que o primado da forma implica uma estrutura relativamente consistente na qual se operam novas apresentações para o exterior. Na arte pós-modernista, o cerne do campo torna-se mais complexo e passa a contemplar esse jogo contínuo de espelhos sobre uma arte possível e nunca encontrada. A arte deixa de ser um núcleo relativamente definido e estável – como era, por exemplo, a forma no modernismo – para antes constituir essa produção de imagens acerca (das imagens das imagens) da arte. As fotos de Sherman são um exemplo paradigmático: o eu da arte não está no corpo (ou na face) do artista, mas na contínua produção de novas imagens (mais ou menos aproximadas, mais ou menos discrepantes) sobre um núcleo que o complexo simbólico-ideológico pós-modernista (dos artistas ao público) crê desvanecido, inalcançável, como a bruma do rosto de um ser há muito esquecido e presente apenas nas múltiplas imagens, em diversas situações e decorações, que o captaram (cf. Barrett, 2007, pp. 172-180).

História da arte

Mas se parte significativa dos produtores do campo artístico considera que, como se vislumbrou, "o interpretável não existe para ser interpretado", tomando partido, portanto, de uma posição absolutista acerca do estatuto da arte, a verdade é que, de nosso ponto de vista, a sociologia da arte não pode deixar de se debruçar sobre os discursos produzidos de dentro do campo.

Cada cultura e lugar possui seus próprios códigos artísticos e através das obras de artes produzidas por esse povos, podemos entender melhor sobre a vida e a cultura de nossos antepassados. E analisar o passado nos ajuda a refletir sobre o presente.

Ora, o que Moulin interpela é precisamente o fato de o princípio da arte pela arte conviver perfeitamente com a lógica – econômica, é claro – do modo de produção capitalista, sem com isso afogar absolutamente a arte numa mera produção de mercadorias. Como bem relembra a socióloga, "todas as tentativas de redução da arte à intenção criadora situam-se no prolongamento da arte pela arte" (Idem, p. 44), pois "a ilusão da autonomia da prática [artística]" (Idem, p. 50), muito mais do que pura "ilusão" (termo que se pode prestar a equívocos de índole moralizante, conspiratória ou manipuladora), reporta-se ao paradoxo entre a autonomização estética do espaço artístico, por via do primado da imagem e de seu circuito fechado na produção incessante de imagens/conceitos sobre a arte, a fim de permitir uma translação mais eficaz de dinâmicas e produtos artísticos para ampliar as relações sociais capitalistas.

Como se tornar uma pessoa mais romântica?

12 maneiras simples de ser mais romântico no casamento

  1. Beijo por 'mais de 5 segundos'
  2. Sente-se ao lado dele.
  3. Elogie sempre e seja gentil.
  4. Faça uma massagem quando o outro estiver cansado.
  5. Traga um presente.
  6. Sorrir é um ótimo remédio.
  7. Surpreenda sempre!
  8. Olho no olho.

Como ser romântico no whatsapp?

Leia este artigo para ver algumas dicas de como ter conversas românticas por voz. Aproveite para aprender como flertar por mensagens de texto. Mantenha acesa a chama do amor!...Diga à pessoa o que gosta nela.

  1. Elogie a personalidade dela. Diga, "Eu amo falar contigo. ...
  2. Elogie a aparência. ...
  3. Elogie os talentos da pessoa também.

Como fazer para não ser muito grudento?

Coisas do tipo apenas vai mostrar que você é igual aos outros e que se não vale a pena conversar por mensagem imagina pessoalmente. Isso vale pras perguntas que você também, se já perguntou uma vez algo sobre ela, não pergunte de novo vai demonstrar que não presta atenção.

Como se livrar de namorado grudento?

Diga que fica grata pelo carinho, mas que você não pode retribuir isso. Diga que não gostaria mais de receber presentinhos, mensagens carinhosas ou outras investidas mais diretas. Não aceite os convites dele para sair nem mesmo se forem com outros amigos. Deixe claro que você não está disponível para ele.

Como ser uma namorada grudenta?

Para ajudar nesta avaliação, confira a seguir quais são os principais sintomas de uma mulher "pegajosa": Mensagens excessivas: para esta prova, precisa checar o celular. Se concluir que envia mais de 10 mensagens por dia, pode estar exagerando na quantidade de recados para seu amado.

O que é ser uma pessoa grudenta?

Todo mundo sabe reconhecer um indivíduo pegajoso. Aquele que gruda nas pessoas igual a um chiclete. ... A pessoa excessivamente grudenta, quase sempre, é conhecida na roda dos amigos e na família como “mala”, “chiclete”, “chata”. Quem tem este perfil geralmente é uma pessoa insegura, carente e egoísta.

O que fazer para se livrar de uma pessoa grudenta?

Diga para ele que sente que está exigindo demais de você. Um amigo de verdade vai ouvi-lo e dar o tempo e o espaço que você precisa....Pense no que quer fazer.

  1. Pense em tudo que já fez para resolver a situação. ...
  2. Avalie como se sente com a amizade.

Como saber se estou sendo muito grudento?

10 Sinais Que o Namorado é Grudento, Inseguro e Carente

  • Convida para conhecer a família muito cedo.
  • Ele sempre quer falar dos problemas dele. ...
  • Está indo muito rápido querendo levar o relacionamento para o próximo nível. ...
  • Foi um “galinha” ...
  • Se torna territorialista e chama isso de possessividade. ...
  • Gosta de agradar os outros. ...
  • Tem perfil em todos os sites de relacionamentos. ...

O que fazer quando o homem é muito grudento?

Dialogue sobre os porquês desse grude constante É importante questionar a razão desse grude mostrando ao outro que esse tipo de comportamento pode ser prejudicial o relacionamento a dois. "Procurar a ajuda de um profissional pode ajudar os parceiros a se conhecerem melhor e a descobrirem porque os problemas existem.

Quando um homem se sente inseguro?

15 características de um homem inseguro

  1. Ele não tem amigos ou interesses próprios. ...
  2. Ele pensa, ou talvez até acuse, a companheira de ainda amar o seu ex. ...
  3. Ele diz que ama logo no primeiro momento, ou encontro. ...
  4. Ele diz que ela é o “centro do universo” para ele. ...
  5. Ele necessita de validação constante. ...
  6. Ele tem ciúmes dos amigos dela. ...
  7. Ele finge querer acabar a relação.

Como fazer com que minha namorada se apegar mais a mim?

Faça com que ela se sinta importante e valorizada. Elogie o visual, senso de humor, a personalidade e todas as outras qualidades da sua namorada. Porém, não exagere. Apenas lembre-se de elogiá-la em voz alta sempre que você sentir vontade. Isso vai fazê-la se sentir especial e ela provavelmente vai gostar mais de você.

O que fazer para deixar a namorada com ciumes?

Evite coisas que possam realmente ser consideradas uma ameaça.

  1. Se ela disser que não quer que você interaja com alguém, não use isso contra ela. A paranoia dela já está em alerta, e quebrar a sua promessa vai causar danos irreversíveis.
  2. Evite usar sua ex-namorada para causar ciúmes. ...
  3. Não mencione amigas muito populares.

Como saber se ela não me ama mais?

Os sinais de que seu namorado ou sua namorada não te ama mais

  • Sem tempo para você ...
  • Não faz questão da sua presença. ...
  • "Suas coias" não interessam. ...
  • Não ligam para as suas realizações. ...
  • Não faz referências ao futuro. ...
  • Não evita brigar com você ...
  • Não conversam. ...
  • Não tem vontade de te impresionar.

Como saber se ela me ama de verdade?

Decifrar os sinais – Como saber se ela te ama

  • Ela se comunica com você ...
  • Ela presta atenção ao que você gosta. ...
  • Suas fronteiras de relacionamento estão abertas para seguir adiante claramente. ...
  • Ela fala positivamente de você quando você está presente e quando não está ...
  • Ela o inclui na relação com seus amigos e familiares. ...
  • Ela assume ser parte de sua vida. ...
  • Ela ouve você

Como saber se ela desistiu de mim?

Quando está desinteressada, a gata mantém um olhar distante e sempre para os lados, como se estivesse desesperadamente procurando alguém para salvá-la de você. Além disso, nunca olha nos seus olhos. E se isso ocorre com frequência, falta muito pouco para ela lhe dar um fora ou sair correndo de perto de você.