O teorema da superposição para circuitos elétricos afirma que a corrente elétrica total em qualquer ramo de um circuito bilateral linear é igual a soma algébrica das correntes produzidas por cada fonte atuando separadamente no circuito. Isto vale também para a tensão elétrica.
Sendo assim, podemos dizer que quando duas ou mais ondas chegam ao mesmo tempo a um ponto em comum de um meio, ocorre o fenômeno da interferência, ou seja, as ondas se superpõem naquele ponto, originando um efeito que é o resultado da soma algébrica das amplitudes de todas as perturbações no local de superposição.
Refração: Ocorre refração quando a onda muda seu meio de propagação. A luz do Sol, por exemplo, vem da estrela através do vácuo e sofre refração ao entrar na atmosfera terrestre. Na refração, a velocidade de propagação da onda será alterada, pois a mudança de meio gera mudança no comprimento de onda.
Ondas longitudinais, também conhecidas como "ondas-l", são ondas que possuem a mesma direção de vibração de sua direção de trajetória, o que significa que o movimento do meio ocorre na mesma direção do movimento da onda. Ondas longitudinais mecânicas são também chamadas de ondas compressionais ou ondas de compressão.
As ondas sonoras são ondas longitudinais; no ar, conforme o som se propaga, as moléculas formam regiões de compressão e rarefação. ... Por isso, os "vales" correspondem às "rarefações" e as "cristas" das ondas transversais às "compressões" das ondas longitudinais.
Rarefação vem de raro, espalhar, tornar menos denso, menos concentrado. Compressão vem de comprimir, juntar, tornar mais denso, mais concentrado. Exemplo: as ondas sonoras são rarefações e compressões do ar, que é comprimido e rarefeito graças a mudanças bruscas de posição de uma membrana mergulhada nesse meio.
Propagação de Ondas As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
Velocidade de propagação é definida como a distância percorrida pela onda sonora por unidade de tempo. É importante lembrar que a velocidade de propagação é uma característica do meio, sendo uma constante, independente da frequência.
→ Transversal: quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. Um exemplo desse tipo de onda é a luz. → Longitudinais: quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
Amplitude : Em uma onda eletromagnética, duas grandezas estão oscilando: o campo elétrico e o campo magnético. Cada um desses campos possui uma amplitude que é dada pelo valor máximo de cada campo. Velocidade : A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio onde ela se propaga.
Numa corda, a velocidade de propagação de uma onda é proporcional à raiz quadrada da tensão e inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade. Ou seja, aumentenado-se a tensão, aumenta-se a velocidade da propagação e aumentando-se a densidade da corda, a velocidade diminui.
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
Inegavelmente, uma das principais diferenças entre as ondas sonoras e luminosas é a sua interação com o meio de propagação. O Som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no Vácuo. A Luz não precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ela pode se propagar no Vácuo.
quanto a intensidade como podemos classificar o som? a intensidade da zona sonoras é proporcional à amplitude da onda sonora e não a sua frequência ,por isso dizemos que o soms de grande intensidade são sons fortes ,enquanto sons de baixa intensidade são chamados de som fracos.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).