Daí a expressão "dentes encavalados". Mas a ortodontia moderna só veio 90 anos depois, em 1819, quando o doutor francês Gaston Delabarre inventou o fio metálico que é fixado entre os dentes. Em 1841, o dentista Joachim Lafoulon criou o termo "ortodontia".
Em 1890, o norte-americano Edward Hartley Angle lançou um estudo que categorizava as imperfeições da arcada dentária. O pai da ortodontia criou então o seu primeiro de muitos aparelhos ortodônticos, o chamado Arco E. O fio pesado era ancorado por duas bandas de latão parafusadas nos pré-molares.
1728: O primeiro aparelho ortodôntico.
O primeiro modelo de aparelho ortodôntico surgiu no século 18 e foi criado pelo francês Pierre Fauchard. Conhecido como “bandeau”, ele era feito de um metal duro e pesado com uma tira extensora, para expandir a arcada dentária e acomodar os dentes muito apinhados.
Stephen Poplawski
Eles são indicados para pessoas que precisam de mais movimentação dos dentes, onde inclinações indesejadas são impedidas. Já os aparelhos dentários móveis ou removíveis são aqueles que podemos colocar e tirar quando quisermos.
Quais os tipos de aparelho ortodôntico?
No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.
O que ajuda a diminuir o incômodo depois da consulta?
Pode ser feito por meio de fitas de clareamento ou gel clareador e tem duração de duas semanas. » Aplicação de facetas de porcelana ou resina: é o método utilizado em último caso, quando nenhum outro funcionou.
O valor do clareamento caseiro normalmente custa aproximadamente de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.