EQST

O Que Um Deficiente Auditivo?

O que é um deficiente auditivo?

É a perda parcial ou total da audição, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo.

Porque os surdos não se consideram deficientes?

Essas pessoas geralmente não se consideram como deficientes. Os Surdos sabem que não podem ouvir, mas também sabem que podem fazer qualquer coisa que outras pessoas fazem, exceto ouvir. Eles acreditam que é normal ser surdo, e que não há necessidade de "consertar" seus ouvidos.

Qual o termo correto para surdos?

Geralmente, pessoas com surdez leve, moderada ou acentuada referem-se a si mesmas com tendo uma deficiência auditiva. Já as que têm surdez severa, profunda ou anacusia preferem ser consideradas surdas.

Qual é o termo correto surdo ou deficiente auditivo?

Portanto, o uso correto dos termos são: Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. Geralmente é comum para pessoas que não escutam bem, mas ainda escutam algo.

Porque não é correto falar a expressão surdo-mudo?

Surdo-mudo é um termo incorreto A pessoa ser deficiente auditiva não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.

É possível ser mudo e não ser surdo?

Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez" não está relacionada com a "surdez". São minoria os surdos que também são Mudos.

O que é surdo não Oralizado?

A denominação abrange os surdos que sabem ler, escrever e falar fluentemente e os surdos que sabem ler e escrever, mas não são fluentes na fala, os ensurdecidos e os surdos na terceira idade.

Como surdo pode perceber o som explique?

O som se propaga através de vibrações no ar(mas também se propaga em meio solido e liquido), logo ele percebe o som através dessas vibrações. Experimenta ligar o som do carro no auto e por a mão no auto falante além de vibrar o ar a caixa também vibra.

Como um surdo sonha?

No caso das pessoas que já nasceram cegas seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas, esclarece ela. "Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas.

Por que algumas pessoas são surdas?

A principal causa da surdez adquirida é o envelhecimento do organismo associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Tudo isso provoca alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.

Qual é o motivo de um bebê nascer surdo?

A aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose, ou por causa hereditária. A exposição da mãe a radiações e problemas no parto também podem causar surdez na criança.

Porque a pessoa nasce surda e muda?

A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar. Uma pessoa pode nascer muda, ou adquirir a mudez mais tarde, como resultado de algum acidente ou devido à exposição a determinados produtos químicos.

Como se chama uma pessoa que é muda?

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? ... O fato de ser surdo não significa que a pessoa também é muda, uma vez que o surdo pode, sim, emitir sons e desenvolver a fala.

Como se referir a uma pessoa muda?

GRAFIA CORRETA: pessoa surda ou, dependendo do caso, pessoa com deficiência auditiva. Quando se refere ao surdo, a palavra mudo não corresponde à realidade dessa pessoa. A rigor, diferencia-se entre deficiência auditiva parcial (quando há resíduo auditivo) e surdez (quando a deficiência auditiva é total).