A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Como prática esportiva, a ginástica teve sua oficialização e regulamentação tardiamente, se comparada a seu surgimento enquanto mera condição de prática metódica de exercícios físicos, já encontrados por volta de 2 600 a.C., nas civilizações da China, da Índia e do Egito, onde valorizava-se o equilíbrio, a força, a ...
Começou nos Jogos de Atenas e nos Jogos Pan-americanos ela está desde 1951. No tocante à categoria feminina, foi somente nas Olimpíadas de 1928 na Holanda que as mulheres passaram a competir. Hoje esse grupo tem grande representatividade no Brasil e no mundo.
A ginástica artística surgiu em Berlim, em 1811, através do alemão Friederich Ludwig Jahn, criador do primeira escola ao ar livre dedicada a essa modalidade. Mas antes disso, esse esporte possui também relatos vindos do antigo Egito, onde artistas realizavam acrobacias circenses para entretenimento do público.
Brasil na Ginástica Rítmica A Ginástica Rítmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, quando ministrou vários cursos para profissionais da educação. ... As componentes daquela equipe posteriormente difundiram a GR pelo Brasil.
25 de novembro de 1978
Resposta: A Ginástica Brasileira é formada por sete modalidades: Artística Masculina e Feminina, Rítmica, Trampolim, Aeróbica, Acrobática e Para Todos, sendo quatro delas olímpicas: Artística Feminina, Masculina, Rítmica e Trampolim.
No Brasil, a ginástica chegou através dos imigrantes alemães, no século XIX, instalados no Rio Grande do Sul. Trouxeram em suas bagagens os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. ... Em 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica (FIG).
A Federação Internacional de Ginástica (em francês: Fédération Internationale de Gymnastique) atende pela sigla FIG e é a entidade que representa a ginástica e suas modalidades competitivas em âmbito mundial.
A Federação Internacional de Ginástica atende pela sigla FIG e é a entidade que representa a ginástica e suas modalidades competitivas em âmbito mundial.
Qual a abrangência da ginástica na atualidade? ... ( ) Ginástica Artística Feminina, Ginástica Artística Masculina. ( ) Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica Esportiva. ( ) Ginástica de Trampolim, Acrobática e Ginástica para todos.
Para preencher essa lacuna estabeleceu-se para o ensino da Ginástica o Método Francês. Mauro Betti (1991) destaca que, dos anos de 1930 até meados da década de 1960, esse foi o método oficial adotado nas escolas brasileiras.
GAC (Resposta Correta)
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.
Ginástica é um esporte que implica a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.
Modalidades femininas nas Olimpíadas
As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Nestes aparelhos, durante as apresentações femininas,as ginastas procuram demonstrar a sua força, domínio, flexibilidade e graciosidade.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa.