Por estar em meio ao deserto, o rio Nilo passou a ser fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia. O rio era utilizado como via de transporte, pessoas e mercadorias. ... A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada nas margens do fértil Nilo.
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água. Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo.
Sobre as civilizações do Egito e da Núbia podemos afirmar que ambas podem ser consideradas como fluviais. Isso porque uma sociedade fluvial diz respeito ao fato de terem nascido a margem de rios. Assim, veja que o Egito surgiu tendo em vista o rio Nilo em toda a sua extensão.
Resposta: Resposta. O que determina se um rio vai ou não secar não é o seu curso, mas, sim a sua nascente, por isso o rio Nilo não seca durante sua travessia do deserto, o volume d'água é muito grande na nascente que é o que importa.
Os povos que se instalaram no vale do Nilo foram forçados a abandonar o pastoreio nômade por falta de chuvas de verão. ... Os soberanos impuseram autoridade sobre a população ao reivindicarem para si o poder divino de interceder junto aos deuses a fi m de assegurar que o rio Nilo inundaria a cada ano, uma aposta arriscada.
Heródoto, grego conhecido como o “pai da história”, denominou o Egito como uma dádiva do Nilo, em alusão à importância desse rio para o crescimento e consolidação dos egípcios enquanto sociedade imperial.
Resposta. Resposta: Para aproveitar as águas do Nilo foram construídos diques, reservatórios e canais de irrigação. O Lago de Méris, reservatório construído no Baixo Egito, é um exemplo desse trabalho, que durante os períodos de estiagem abasteciam as terras localizadas ao norte do território.
Além da agricultura, o rio Nilo foi uma das mais importantes fontes de água para os egípcios e ainda, permitiu a intensificação do transporte (de pessoas e de mercadorias) e do comércio na região. Aprofunde seus conhecimentos sobre os egípcios e a África com a leitura dos artigos: Egito Antigo.
1 ponto. a) Rios Tigre e Eufrates. Porque o transporte fluvial era o mais ágil.
A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África, em uma região conhecida como Crescente Fértil. ... Os egípcios ocuparam um território que fazia fronteiras com o Mar Mediterrâneo, ao norte; com o Deserto da Líbia, a oeste; com o Deserto Oriental Africano, a leste; e com a primeira catarata do Nilo, ao sul.