De âmbito cultural, esta manifestação da música folclórica afro-brasileira, surgiu no século XVIII e se deu através da mistura das culturas portuguesa, indígena e africana. A orquestra de percussão acompanha um cortejo real e os integrantes da dança representam personagens históricos como Reis, Rainhas, Embaixadores.
A - É simples, sem muitos detalhes. B - É formado por vestimentas comuns. C - É grandioso, cheio de brilho e cores, bordado manualmente e com muitos detalhes.
As roupas dos participantes do maracatu são: Muito coloridas, bordadas com vidrilhos e lantejoulas e miçangas. Os lanceiros vestem armação de madeira adornada por um manto, meias, portam uma lança coberta de fitas suas cabeças um lenço com chapéu.
O Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é um tipo de maracatu, um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo afro-brasileiro. É formado por um conjunto musical percussivo que acompanha um cortejo real.
Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Existem dois tipos, conforme o "baque" ou batida: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto).
Os personagens do Maracatu Rural são:
Existem dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural.
Brincadeira popular que ocorre durante as comemorações do Carnaval e no período da Páscoa, tem como personagem central o Caboclo de Lança e compõe-se por dança, música e poesia, e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco, especialmente, e às áreas sob sua influência cultural.
Indícios históricos apontam que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Ela se origina da instituição dos Reis Negros, já conhecida nos países da França e Espanha, no século XV e em Portugal, no século XVI.
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
ORIGEM. O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares. ... Com o passar dos anos, foi ganhando importância e reconhecimento pelo Brasil e, até os dias de hoje, influencia o carnaval de todo o país.
O seu nome vem da forma agitada e acelerada como os foliões dançavam nas ruas, como se estivessem de fato “fervendo”. Em 14 de setembro de 1882 nasceu o jornalista Oswaldo Oliveira. Ele criou o termo “frevo” e em razão disso, nesta data, se comemora oficialmente o dia dessa expressão artística.
As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
120 passos
Ao dançar, os passistas mostram verdadeiras acrobacias. E ao todo, já se catalogou mais de 120 passos desta dança. Basicamente, os passos do frevo são dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada.
Aprenda diferenças entre os três tipos de frevo: canção, de rua e de bloco
Os passos básicos elementares são: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.
Frevo é um estilo de dança e ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. ... O nome "frevo" se originou a partir da palavra "ferver", que popularmente se pronuncia "frever". Ou seja, o significado é o mesmo de "fervura", que conota a "agitação" e "rebuliço" dos dançarinos.
Sendo uma pioneira dança urbana surgida no Brasil, o maxixe é oriundo da Cidade Nova, bairro do Rio de Janeiro cuja principal característica era a forte presença de afrodescendentes. ... Dava-se-lhe, então, o nome de "tango brasileiro" para esconder a relação dessas composições com o maxixe.
Cucumis anguria, conhecido popularmente como maxixe, é uma planta rasteira ou trepadeira anual e de clima quente (26 a 28 graus Celsius). Seus frutos comestíveis, chamados de maxixe ou galinha-arrepiada, têm casca verde, são ovalados e possuem pequenos espinhos moles e não pontiagudos. Suas sementes são achatadas.
Alguns compositores que se destacaram na composição de maxixes foram Eduardo Souto, Sinhô, Sebastião Cirino, Romeu Silva, J. Bicudo e eventualmente, Chiquinha Gonzaga. A primeira composição gravada como maxixe foi "Sempre contigo", lançada pela Banda da Casa Edson por volta de 1902, sendo de autor não registrado.
A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
Os movimentos da lambada são compostos por giros e movimentos onde a mulher tenta cobrir o homem, ou até mesmo a fluidez, se incorporando com outras modalidades, buscando referências em danças africanas, caribenhas, espanholas, francesas e até mesmo árabes.
A lambada é dançada em pares e tem influência de ritmos como a cúmbia e o merengue. Além disso, ela tem traços muito parecidos com o zouk, que é uma espécie de lambada moderna e mais lenta.
História. A Lambada nasceu da junção de sonoridades já vigentes no solo brasileiro, do forró nordestino, do carimbó amazônico, da Cumbia e do Merengue latinoamericanos. ... Com a canção 'Llorando se Fue', um sucesso de público e de vendas em vários recantos do mundo, a lambada recebeu um impulso sem igual.
Significado de Lambada substantivo feminino Golpe aplicado com pau, chicote ou objeto flexível.