RUTHERFÓRDIO
Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
berílio
Produto ácido é aquele que possui o PH abaixo de 6.
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino.
Tem pessoas que passam pela vida na via da acidez, são as que reclamam, agem com ingratidão, revoltam-se, por isso tornam-se apáticas, pouco amáveis e doentias. Substância alcalina é composta por moléculas com excesso de elétrons, enquanto os ácidos são todos os compostos com excesso de prótons.
A dieta alcalina é baseada na ideia de que substituir alimentos que formam ácidos por alimentos alcalinos pode melhorar a saúde. Tem-se afirmado que manter uma dieta alcalina possibilita a cura de diversas doenças, incluindo doenças ósseas, como a osteoporose, e até mesmo câncer.
Como fazer uma dieta alcalina. O cardápio da dieta alcalina é composto com pelo menos 60% de alimentos alcalinos, como frutas, verduras e tofu, por exemplo, enquanto os 40% restantes das calorias podem vir de alimento ácidos de alimentos ácidos como ovos, carnes ou pão.
O que é a dieta alcalina? Os alimentos, levando em conta os resíduos que deixam em nosso corpo, são classificados em ácidos ou alcalinos. A dieta alcalina é baseada em consumir pequenas refeições com uma acidez elevada, o que aumenta o pH do nosso sangue.
José Aroldo aponta que itens levemente ácidos, como carnes brancas, arroz integral e ovos, podem ser combinados aos básicos na alimentação. Legumes e folhosas verde-escuras, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, alho, cebola e agrião, fazem parte da "alimentação desintoxicante".