EQST

Qual A Importncia Da Fase Analtica?

Qual a importância da fase analítica?

A fase analítica, por sua vez, compreende os processos de análise da amostra biológica. É nessa fase que devemos ter a certeza de que todos os processos estão sendo realizados de acordo com procedimentos operacionais padrão (POPs) e se não há problemas técnicos como mau funcionamento de equipamentos, por exemplo.

Quais fatores são considerados como excludentes nas fases pré e analítica?

Desde a solicitação do exame pelo médico podem ocorrer erros: letra ilegível, nome do paciente incompleto, falta da idade, do sexo, da cor, da profissão (as vezes é muito importante), dados clínicos, uso de medicamentos etc.

Qual a importância da padronização dos processos analíticos?

A padronização busca normatizar e organizar processos de trabalho, a fim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros. Isso faz com que o produto atenda às expectativas do mercado de maneira mais simples e prática, com menor custo e variação possível.

Quais os principais objetivos do exame laboratorial?

Os exames laboratoriais são um conjunto de exames e testes encaminhados por um médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas. O objetivo é um diagnóstico da doença ou apenas um check-up, que significa controle.

O que são variáveis pré analíticas?

A fase pré-analítica laboratorial é um conjunto de processos que antecedem a realização dos exames e é de extrema importância na interpretação correta dos resultados.

O que é variação Cronobiológica?

Variação Cronobiológica - Corresponde às alterações cíclicas em função do tempo: diário, mensal, sazonal, anual, etc. Variação circadiana acontece, por exemplo, com ferro e cortisol. Coletas realizadas à tarde fornecem resultados até 50% mais baixos do que os obtidos pela manhã.

Quais os exames que a Hemolise interfere?

Alguns exemplos de exames que podem ser afetados pela hemólise são: AST (TGO), ALT (TGP), fosfatase alcalina, GGT, bilirrubina, LDH, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, CK, troponinas, glicose, sódio, cloro, ferro, lipase, insulina, T4, proteína total, albumina, fosfatase ácida.

O que pode causar Hemolise na coleta de sangue?

Quando a hemólise ocorre in vitro, é decorrente de procedimentos incorretos de coleta, processamento do material, transporte ou então armazenamento inadequado da amostra de sangue. Quando esses erros ocorrem, torna-se necessária uma nova coleta.

O que pode causar a Hemolise?

É a destruição prematura das hemácias (glóbulos vermelhos) por rompimento da membrana plasmática, que resulta na liberação de diversos componentes intracelulares como a hemoglobina.

Qual o principal ion que tem seu valor sérico alterado pela hemólise?

Hemólise: provoca a liberação de K+ a partir de eritrócitos levando a resultados falsamente elevados. Separação tardia: atraso na separação das células do soro ou plasma pode provocar um falso aumento de K+, assim como a recentrifugação de tubos.

O que é quando o sangue Hemolisa?

hemolisarConjugar Provocar hemólise no sangue. Promover a libertação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos.

O que é potássio alterado?

Na hipercalemia, o nível de potássio no sangue é muito alta. A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar.

O que significa haptoglobina alta?

A haptoglobina é uma proteína de fase aguda, o que significa que sua concentração aumenta em doenças inflamatórias, como colite ulcerativa, doença reumática aguda, infarto do miocárdio e infecções graves.

Qual a função da haptoglobina?

A haptoglobina (Hp) é uma glicoproteína plasmática tetramérica (α2β2), produzida pelo fígado, com a função primária de se ligar à hemoglobina livre no plasma, impedindo a excreção renal de ferro e prevenindo os efeitos oxidativos de sua permanência no vaso.

O que é anemia hemolítica?

A anemia hemolítica é uma condição autoimune na qual os anticorpos do organismo destroem os glóbulos vermelhos. A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença que se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos causada pelos próprios anticorpos do organismo, os chamados "autoanticorpos".

Como investigar uma anemia?

História e exame clínico....Os sintomas e sinais a serem avaliados são:

  1. Mucosas hipocoradas. A conjuntiva tem sensibilidade de 70% e especificidade de 100% para o diagnóstico de anemia!
  2. Sangramento, principalmente gastrointestinal.
  3. Adenopatia.
  4. Hepatoesplenomegalia.
  5. Doença crônica.
  6. Icterícia.

Como investigar anemia Hemolitica?

Suspeitar hemólise nos pacientes com anemia e reticulocitose. Se houver suspeita de hemólise, examinar o esfregaço de sangue periférico e dosar bilirrubina sérica, DHL, haptoglobina e ALT. O esfregaço de sangue periférico e a contagem de reticulócitos são os exames mais importantes para o diagnóstico da hemólise.

Quais exames para diagnosticar anemia?

Exames

  • Hemograma com leucócitos e plaquetas.
  • Índices de eritrócitos e morfologia.
  • Contagem de reticulócitos.
  • Esfregaço periférico.
  • Às vezes, aspiração da medula e biópsia.

Quais os exames fundamentais para a investigação das anemias Macrociticas?

O diagnóstico normalmente é feito por hemograma completo, no qual o exame direto costuma mostrar anemia macrocítica com anisocitose e poiquilocitose, grandes eritrócitos ovais (macro-ovalócitos), neutrófilos hipersegmentados e reticulocitopenia. O tratamento é direcionado à doença subjacente.

Como detectar anemia Megaloblastica?

Diagnóstico. Para fazer o diagnóstico da anemia megaloblástica, a médica ou médico pode solicitar um hemograma a fim de analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos de anemia megaloblástica.

Quais são as anemias Macrociticas?

As anemias macrocíticas são caracterizadas por um VCM superior a 95fL, as causas podem ser por deficiências de vitamina B12 e ácido fólico, abuso de álcool, hepatopatias e mielodisplasias.

O que é anemia Macrocíticas?

Macrocitose é um termo que pode aparecer no laudo do hemograma que indica que as hemácias possuem tamanho maior que o normal, podendo ser também indicado no exame a visualização de hemácias macrocíticas.

Quais são as anemias hereditárias?

As anemias hereditárias, que englobam as hemoglobinopatias e talassemias são doenças determinadas geneticamente. Na maioria dos casos os heterozigotos são assintomáticos e desconhecem o defeito genético do qual são portadores.

Qual o tipo de anemia que existe?

Os principais tipos de anemias macrocíticas são:

  • Anemia megaloblástica. ...
  • Anemia de Fanconi. ...
  • Anemia perniciosa. ...
  • Anemia ferropriva. ...
  • Talassemia. ...
  • Anemia hemolítica. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Anemia aplástica.

Que tipo de anemia é mais grave?

Mas a anemia falciforme é muito mais grave, porque o paciente tem todos os órgãos lesionados. As hemácias, com má formação, têm dificuldade para atravessar os capilares, que podem entupir, causando necrose, morte celular e crises de dor intensa.