Muitas vezes você pode ter tido um motivo para acordar naquele momento, talvez em resposta à apneia do sono ou a um bebê chorando, por exemplo. Ou seja, o seu corpo pode ter ficado condicionado a isso. No entanto, os despertares noturnos podem ser um problema se você tem dificuldade para voltar a dormir.
Alguns problemas de saúde também podem interromper o sono no meio da noite. Doenças como a apneia do sono, bruxismo, síndrome das pernas inquietas, depressão e transtornos de ansiedade podem provocar alterações e atrapalhar o descanso.
"Morar em uma rua movimentada, com ônibus passando toda hora, ter um vizinho barulhento ou cachorro que pede comida de madrugada e dormir com alguma luz acesa são alguns dos motivos para acordar diversas vezes à noite", elenca Maurício da Cunha Bagnato, pneumologista e integrante da Unidade de Medicina do Sono do ...
Há algumas explicações para isso: ansiedade, consumo de álcool ou algumas enfermidades, como refluxo gástrico, apneia do sono e dores crônicas.
Em média, é comum sentir vontade de fazer xixi de quatro a sete vezes durante o dia, com intervalo de aproximadamente duas horas entre elas. Os episódios à noite também variam: algumas pessoas não sentem vontade de urinar, enquanto outras têm de interromper o sono uma ou duas vezes para ir ao banheiro.
Estes 10 truques vão te ajudar a fazer cocô
É considerado normal defecar tanto entre três vezes ao dia quanto três vezes por semana. Na verdade, o nosso corpo é capaz de armazenar excrementos por uma semana ou mais, dependendo do organismo da pessoa, mas isso também não é exatamente uma coisa boa.