A Capelania visa proporcionar ao ser humano oportunidades de uma formação integral dentro dos princípios éticos cristãos norteados de acordo com a Bíblia Sagrada. O principal serviço da Capelania é levar a esperança e esperança é esperar o que se deseja.
A relíquia era posta numa tenda especial que levava o nome de capela. Um sacerdote era mantido para o ofício religioso e aconselhamento. ... A esta altura, o sacerdote que tomava conta da capela, que era chamado Capelão, passava a ser o líder espiritual do Soberano Rei e de seus representantes.
O primeiro capelão militar protestante que chegou à chefia do Serviço de Assistência Religiosa - SAREx - do Exército Brasileiro foi o luterano Elio Eugênio Müller, no ano de 1998. Este cargo tinha sido sempre exercido por católicos desde os tempos do Império em que o Catolicismo era a religião oficial do Brasil.
É o exercício da função extra pastoral que visa à assistência espiritual, enfocando a pessoa do Senhor Jesus Cristo no contexto do Reino de Deus e não apenas de um grupo religioso.
Existem muitos tipos de capelania, sendo as mais conhecidas: A capelania militar, capelania hospitalar, capelania escolar, capelani empresarial, capelania prisional (ou carcerária), capelania espeortiva, etc.
COMO SURGIU CAPELANIA NO BRASIL O ofício começou na área militar, em 1858, com o nome de “repartição eclesiástica”, é claro, só com a igreja católica. O serviço foi abolido em 1899.
Em suma, a função do trabalho de capelania hospitalar é auxiliar no encontro da paz e harmonia, confiança e solidariedade, bem como o significado mais profundo da existência humana. Dessa forma, a capelania deve ajudar a reestruturar aquilo que se encontra desestruturado.
I-ser maior de 21 anos; II- estar no exercício de seus direitos políticos, se brasileiro; III- estar em condição regular no país, se estrangeiro; IV- ser pessoas de ilibada conduta moral e profissional; V- ser apresentado por entidade religiosa interessada, nos termos do art.
2º Capelão Civil é a pessoa capacitada e autorizada a prestar assistência espiritual e religiosa de forma ampla, desde que obedecidas as regras e regulamentos do local da prestação do ofício, em comunidades, escolas, universidades, hospitais, presídios e outras organizações ou corporações, bem como em empresas públicas ...
O Capelão Hospitalar é o religioso devidamente qualificado, que cuida da assistência religiosa e espiritual dentro do hospital, quer seja dos doentes ali internados, seus familiares e/ou acompanhantes, dos profissionais da saúde e outros funcionários das diversas áreas administrativas.
m) Estar sempre disponível a atender os chamados dos hospitais e familiares, deixar o telefone ligado, (celular) isto facilitara o atendimento as pessoas em horários diversos. n) Procurar apresentar-se sempre bem higienizado e com boa aparência. p) Os capelães devem ser simpáticos com todos, oferecendo-lhes amizade.
Evite sentar ou colocar bolsas, sacolas e capacetes sobre a mesma; - Evite visitar outros pacientes durante a permanência no hospital; - Se você estiver doente, evite fazer visitas; - O uso de aventais, luvas e máscaras, quando indicado, deve ser praticado por familiares e cuidadores.
Para participar do concurso Marinha Capelães Navais (CP-CapNav/2019) é necessário ter concluído ou estar em fase conclusão do curso de formação teológica de nível universitário, possuir três anos no exercício de atividades pastorais e idade entre 30 e 41 anos, entre outras exigências.