Além da diarreia, outras doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada são a giardíase, leptospirose, cólera e febre tifoide.
O que é cólera? A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve.
A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139). A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.
Evitar o contato com água ou lama que possam estar contaminados pela urina de rato. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha.
Quais são os sintomas da Leptospirose?
Quais os tipos de leptospirose?
Cachorros, gambás, ratos, guaxinins, entre outros, se tornam agentes transmissores da doença quando infectados. O animal saudável pode pegar leptospirose pelo contato com fluidos de cães ou outros animais contaminados (urina, vômito, etc) ou pelo contato com ambientes e objetos em que existam esses fluidos.
Existe uma gama de antibióticos (doxiciclina, penicilina, ampicilina, amoxicilina, quinolonas e macrolídeos) de diferentes formulações e doses que podem ser considerados no tratamento da leptospirose canina, dentre eles a doxiciclina por via oral na dose de 5 mg/kg a cada 12 horas durante o período de três semanas, é ...
A mordida de ratos pode levar a outros males que não a chamada “febre por mordida de rato”. A saliva de algumas espécies de ratos pode veicular doenças perigosas, como leptospirose e Hantavirose. Em outros casos, as vítimas de mordida de rato podem contrair o tétano, que esses animais também podem transmitir.
Meu pet mordeu um rato, e agora?! Se houver algum indício de mordida ou arranhão, também deve ser lavado. Em seguida, leve seu amigo até um veterinário e mostre o ferimento, para que o profissional possa realizar curativos e, dependendo da gravidade, indicar um medicamento.