Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
As flores de Oxum são os lírios e as rosas amarelas.
Oxalá – Lírio branco, copo de leite, Girassol, Angélica e flores brancas em geral. Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral. Oxum – Rosas amarelas, Rosas Cor de Rosa, Lírios em geral. Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica.
Intensos e apaixonados, assim como sua orixá guia, os filhos de Iansã costumam se dar bem na arte da sedução. Estão sempre acompanhados e, embora sejam muito fiéis, apreciam sua liberdade no relacionamento. Mas na hora da conquista, são muito charmosos e acabam se tornando irresistíveis.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão.