O protocolo VTP (Vlan Trunking Protocol) da Cisco garante um método mais fácil para a manutenção de uma configuração de Vlan consistente em toda a rede comutada. Usado para distribuir e sincronizar informações de identificação das Vlans configuradas em toda a rede comutada.
Dentro de uma rede de computadores, uma VLAN é quando você cria uma separação entre partes da rede. Você literalmente divide a rede em pedaços separados, aonde um pedaço não fala com o outro (pelo menos não diretamente). ... Ou seja, temos apenas um switch real, porém várias redes virtuais (dai o termo VLAN).
DTP (Dynamic Trunking Protocol)
O padrão IEEE 802.
Por padrão os switches tem 5 VLANs criadas que não podemos apagar ou alterar, que são as VLANs 1 e de 1002 a 1005.
E para configurar o VTP Pruning basta digitar vtp pruning no VTP Server. Após estas configurações basta criar as VLANs no VTP Server que automaticamente elas serão propagadas para os clients. Para verificar o funcionamento do VTP podemos usar os comandos show vtp status, show vtp counters e show vtp password.
Você deve primeiro remover todas as portas de uma VLAN antes de remover a VLAN do comutador. Defina o modo de configuração do switch digitando “onfigure terminal” e pressionando “Enter”. As portas serão reatribuídas à VLAN por padrão.
Para criar novas VLANs podemos utilizar o modo de configuração global ou o vlan database (não recomendado). Veja abaixo as configurações da VLAN10 em modo de configuração global, depois da VLAN20 em modo de vlan database e depois um show vlan brief mostrando as LANs Virtuais criadas.
Switch Virtual Interface (SVI): uma interface virtual que representa uma determinada VLAN, sendo que ela pode ser uma interface Layer 2 ou Layer 3, ou seja, podemos atribuir um endereço IP a essa interface.
Conforme indicado, as SVIs são interfaces lógicas configuradas para VLANs específicas; para rotear entre duas ou mais VLANs, cada VLAN deve ter uma SVI separada habilitada. As portas roteadas (Camada 3) permitem que os switches Cisco atuem como roteadores de forma eficaz.
Se você quiser evitar que uma porta torne-se trunk automaticamente basta colocar o comando switchport nonegotiate na interface. Com este comando a interface não enviará mensagens DTP, e o outro lado do link não poderá interagir.
Os recursos de um switch de camada 3 são: Vem com 24 portas Ethernet, mas sem interface WAN. Atua como um comutador para conectar dispositivos na mesma sub-rede. O algoritmo de comutação é simples e é o mesmo para a maioria dos protocolos roteados.
camada 2 de enlace
A identificação da VLAN é um campo de 12 bits no cabeçalho Ethernet, fornecendo suporte para até 4.
Como configurar um Cisco 3560. Desconecte todos os cabos conectados ao switch. o interruptor de alimentação conectando o cabo de alimentação ao conector de alimentação interruptor e uma tomada CA aterrada . Isto irá iniciar o auto-teste (POST) processo de power-on no interruptor.
Sequência de inicialização de switch 3. O sistema operacional IOS então inicializa as interfaces usando os comandos do IOS encontrados no arquivo de configuração (a configuração de inicialização) armazenado na NVRAM. Observação: o comando boot system pode ser usado para definir a variável de ambiente BOOT.