2. Agentes extintores
O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, componentes (válvula, mangueira, indicador de pressão, esguicho), agente extintor e gás expelente (como o Nitrogênio), destinado à combater princípios de incêndio.
O agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. ... O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ.
Os equipamentos de combate a incêndio mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, Iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.
O Sistema de extinção de incêndio da Atmos é testado e aprovado pelo IMETRO. O sistema deverá ser projetado, instalado e mantido de acordo conforme “Manual de Projeto, Instalação e Manutenção”, N.F.P.A.
Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química. Este método consiste na diminuição da temperatura e, consequentemente, na diminuição do calor.
O sistema de detecção e alarme de incêndio, quando instalado de acordo com as normas, é a maneira mais eficaz de alertar os ocupantes do edifício que existe um problema e o local deve ser evacuado. Além disso, permite uma rápida ação por parte da brigada, a fim de, controlar o incêndio.
Um sistema de detecção de incêndio é formado por um conjunto de elementos, instalados de forma planejada e coordenada para detectar um incêndio e fornecer as orientações e sinalizações necessárias para o início imediato das ações de combate e de evacuação. O sistema pode ser endereçável ou convencional.
O Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI) tem a função de propiciar a identificação imediata da fase inicial de incêndios em qualquer das zonas de proteção estabelecidas e executar através de equipamentos de alta sensibilidade e tecnologia as sequências de detecção do incêndio em sua fase inicial.
A principal vantagem de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndios (SDAI) é a conservação das vidas localizadas no ambiente, pois as pessoas são instruídas a deixar o imóvel o mais rápido possível, assim que o alarme é disparado.
O SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) serve para detectar o fogo em seu estado inicial de modo que o mesmo seja combatido imediatamente.
A peça principal de um detector de fumaça iônico é a câmara de ionização. Lá o material radioativo mantém o ar carregado eletricamente e gera, entre duas placas metálicas, uma corrente elétrica permanente. Quando há fumaça, suas partículas absorvem o ar ionizado e o neutralizam, interrompendo o fluxo da corrente.
4 - Objetivos O Plano de Emergência do estabelecimento tem por objetivo a preparação e organização dos meios existentes para garantir a salvaguarda dos seus ocupantes em caso de ocorrência de uma situação perigosa, nomeadamente de incêndio.
O plano de emergência é um documento que tem como objetivo detalhar os riscos de incêndio e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio.
O Plano de Ação de Emergência – PAE, é parte integrante de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), de modo que as tipologias acidentais, os recursos e as ações necessárias para minimizar os impactos possam ser adequadamente dimensionadas. ...
Responsabilidade de elaboração O desenvolvimento do plano de emergência é de responsabilidade da equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA – da empresa. Trata-se de uma equipe de pessoas que podem fazer parte do setor de recursos humanos e também de segurança do trabalho.
Que objetivos precisam ser atingidos com o plano de emergência?
Procedimentos para casos de incêndio
Conjunto de medidas de autoproteção, organização e procedimentos que envolvem desde a prevenção, planejamento de ações e atuações em caso de emergência.
Nas situações de incêndio em que seja necessária a evacuação total do prédio a equipe de Brigadistas deve assumir as funções determinadas no organograma iniciando-se a evacuação do prédio imediatamente e em seguida providenciar o controle do incêndio utilizando-se os equipamentos de combate a incêndio adequados até a ...
A rota de fuga é o trajeto a ser seguido no caso de necessidade urgente de evacuação de um local em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergência. Para que todos os trabalhadores ou visitantes de um determinado local se sintam seguros em casos de emergência, é importante conhecer a rota de fuga.
O que fazer durante um incêndio com fogo não controlável
Esse modelo de placa tem como finalidade sinalizar o local de encontro dos brigadistas para distribuição das tarefas de emergência. Alguns procedimentos básicos devem ser realizados pela brigada, como alerta da situação de emergência, análise da situação, primeiros socorros, corte de energia, entre outros.