A Divisão de Patrimônio (DIPAT) é uma unidade subordinada ao Departamento de Material e Patrimônio (DEMAPA), responsável pelo gerenciamento dos bens móveis permanentes da instituição.
O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.
13 patrimônios históricos e culturais da UNESCO que ficam no Brasil
Patrimônios Culturais do Brasil... e do mundo!
Patrimônio material brasileiro O patrimônio cultural material é formado por um conjunto de bens materiais que podem ser classificados e inscritos em quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes e artes aplicadas.
De acordo com o Brasil Escola, o termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a humanidade.
O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.
Centro Histórico de Salvador
Tiradentes, em Minas Gerais, é uma das cidades históricas mais famosa do país. A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi nomeada em nomeada em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e uma das figuras históricas mais emblemáticas do Brasil.
O centro histórico de uma cidade é, regra geral, a área mais antiga que se tornou progressivamente o centro da cidade moderna, e que coincide normalmente “com o núcleo de origem do aglomerado, de onde irradiaram outras áreas urbanas sedimentadas pelo tempo, conferindo assim a esta zona uma característica própria cuja ...
O centro da cidade Abriga os principais monumentos e marcos culturais (cinemas, teatros, museus etc.) e a atividade econômica mais dinâmica. Por vezes, recebe o nome de centro histórico. O centro atrai a população de toda a cidade e de sua área de influência.
A partir desse pressuposto, informe que as cidades possuem funções distintas, ou seja, elas se destacam em uma determinada atividade em relação às outras. Dentre as principais funções estão: cidades turísticas, cidades industriais, cidades portuárias, cidades comerciais e prestadoras de serviços.
As cidades tem função de oferecer recursos para os moradores, além de os direitos básicos dos seres humanos. Para isso temos uma prefeitura, para que todos esses recursos sejam distribuídos de forma igualitária para que todos os moradores tenham acesso.
No caso do Brasil, o município é formado pela Prefeitura (órgão executivo) e pela Câmara municipal (órgão legislativo), sendo considerado um terceiro ente federativo; em Portugal, é composto pela Câmara Municipal (órgão executivo), a Assembleia Municipal (órgão legislativo) e, facultativamente, pelo Conselho municipal.
Tem mais depois da publicidade ;) Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se.
Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.
As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.