Por exemplo: em um automóvel a fonte quente é o motor, local onde ocorre a queima do combustível. Dessa fonte é retirada, a cada ciclo, uma quantidade de calor. Parte deste é convertida em trabalho mecânico, fazendo o automóvel se movimentar, é chamada energia útil.
As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. ... Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
Máquinas frigoríficas Dessa forma, em uma máquina térmica, a fonte quente e a fonte fria são sistemas que trocam calor sem que suas temperaturas variem, em pequenos intervalos de tempos. ... Exemplos: geladeiras, freezers e refrigeradores.
O calor flui do reservatório à temperatura elevada (fonte quente) para o reservatório à temperatura mais baixa (fonte fria), obedecendo a Segunda Lei da termodinâmica e transformado parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.
Explicação: Essa é uma lei da Física, SEGUNDA LEI da Termodinâmica, que diz, que o CALOR, só pode passar ESPONTÂNEAMENTE, do CORPO MAIS QUENTE, para o CORPO MAIS FRIO. assim o CAFÉ mais quente que o ambiente, PERDE calor e esfria. O refrigerante GELADO, RECEBE calor do ambiente e se aquece./span>
O café quente numa xicara deixada sobre a mesa esfria após algum tempo. por que isso ocorre? Isso é termodinâmica: se você coloca juntos dois objetos de temperaturas diferentes, a transferência de calor vai fazer com que ambos fiquem com a mesma temperatura./span>