Acomodação - é o processo de assentamento , de ajustar-se à determinada coisa , ocupando o seu espaço. Assimilação - absorção de determinada cultura , por exemplo. Se adapta, não opõe resistência à novos hábitos.
Originariamente, o termo assimilação referia-se a um processo unidimensional e de sentido único pelo qual indivíduos ou grupos migrantes minoritários seriam absorvidos pela sociedade de acolhimento.
No caso da acomodação já há alteração nos esquemas do sujeito. ... Um exemplo de assimilação: existe um esquema inicial de preensão (agarrar), mas o indivíduo não agarra todos os objetos da mesma forma, pois estaria sujeito a que alguns caíssem.
A competição respeita a rivalidade entre concorrentes individuais ou coletivos, em vista à obtenção de um ganho, segundo regras ou normas que lhes são comuns e que determinam os comportamentos autorizados.
Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. ... Os processos associativos são: cooperação, acomodação e assimilação. Na cooperação diferentes indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo em comum.
O conceito de assimilação cultural descreve o processo em que uma dada cultura absorve, ou assimila, as características culturais de outra. ... Estes grupos estavam aos poucos perdendo suas características étnicas e aos poucos tornando-se americanos, incorporando elementos da cultura em que passaram a viver.
Os processos culturais abrangem, em uma acepção ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças,os valores, os costumes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas.
A aculturação é um conceito antropológico e sociológico que está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas. Ela é determinada por um processo dinâmico de mudança social e cultural que acontece pelo contato (direto ou indireto) entre grupos sociais distintos.
- A cultura é dinâmica pelo fato de ser um mecanismo adaptativo e acumulativo, a cultura está sempre sofrendo mudanças. Alguns traços se perdem outros se adicionam, em velocidades distintas conforme as sociedades.
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. ... A mudança acarreta normalmente em resistência.
Sendo assim, a transformação cultural é uma série de anseios, motivações e objetivos organizacionais das pessoas com as normas e procedimentos interativos do grupos, que se manifesta numa orientação comportamental de líderes e colaboradores para os resultados.
Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações.
A Cultura Seletiva é social, explícita e implícita. É a cultura criada, aprendida e acumulada pelos membros do grupo e transmitida socialmente de gerações a gerações.