Diferente do que ocorre no inventário, no arrolamento o inventariante não precisará prestar compromisso. Ele apresentará suas declarações, as quais consistirão na atribuição de valor aos bens do espólio e na apresentação do plano de partilha.
O arrolamento é uma forma mais simples de inventário. Quando a totalidade dos bens for inferior a 1000 salários mínimos, é feito o arrolamento, por determinação legal (artigo 664 do CPC).
Quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 1.
Para tanto, qualquer filho (a)/herdeiro (a) poderá comparecer ao Posto da Receita Federal munido dos documentos do (a) falecido (a) - certidão de óbito, RG e CPF - além dos documentos que comprovam a sua filiação - RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento - e requerer a emissão da certidão.
A Certidão Negativa de Inventário e Arrolamento tem como objetivo informar se contra a pessoa pesquisada existem ou existiram processos de inventário ou arrolamento no Estado de São Paulo. Este documento é emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Imóvel inventariado custa até 60% do valor de mercado, mas é preciso analisar se economia compensa. ... Quando não há herdeiros incapazes ou menores de idade, o inventário vai para o cartório e leva cerca de dois meses para ser concluído. Se o processo corre na Justiça, o risco é maior.
Um imóvel em inventário pode ser vendido pelos herdeiros antes que o processo seja finalizado. Para isso, é necessário que eles solicitem ao juiz uma autorização justificando o motivo da venda. ... "Muitas vezes os herdeiros não dispõem desse valor.