EQST

Quais So As Estruturas Do Tronco Enceflico?

Quais são as estruturas do tronco encefálico?

Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.

Quais as funções do tronco encefálico?

O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Qual é a divisão do sistema respiratório?

O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma parte condutora e uma parte respiratória. Fazem parte da porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais.

Qual a função da zona condutora e da zona respiratória?

A zona condutora ou zona de condução, em fisiologia e no estudo do sistema respiratório, é uma das três zonas funcionais do pulmão responsável por transportar e distribuir ar e sangue às unidades periféricas.

Qual a diferença entre zona condutora e zona respiratória?

A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido, umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar as partículas indesejadas. Já a porção respiratória é aquele local onde ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue.

Qual a função das vias aéreas de condução?

Conceito. Os objetivos da respiração são prover oxigênio aos tecidos e remover gás carbônico resultante de oxidações celulares (GUYTON; HALL, 2006). O sangue é o elemento intermediário entre as células do organismo e o meio externo, servindo como condutor de gases entre eles.

Quais são as vias de condução?

As vias aéreas superiores são formadas pelas: fossas nasais, faringe e laringe. As vias aéreas inferiores são formadas pela: traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Quais as funções e características das vias aéreas?

O trato respiratório superior, que inclui o nariz, a garganta, a caixa vocal e a traqueia ou traqueia, são passagens para o oxigênio e o dióxido de carbono durante o processo respiratório. No trato respiratório inferior, composto pelos pulmões, brônquios e sacos alveolares, ocorre o processo de troca gasosa.

Quais funções básicas do sistema respiratório?

As funções do sistema respiratório incluem a troca gasosa, o equilíbrio ácido- básico, a fonação, a defesa e o metabolismo pulmonares e o manejo dos mate- riais bioativos. A troca do dióxido de carbono pelo oxigênio ocorre nos pulmões. ... Nos capilares pulmonares, processa-se a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio.

Quais as principais características do sistema respiratório?

O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais.

Quais são os órgãos do sistema respiratório e suas funções?

O sistema respiratório é um conjunto de órgãos com a função de conduzir o ar até os pulmões e realizar a troca gasosa (hematose). Os seus órgãos são as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos e pulmões. O aparelho respiratório funciona em conjunto com o sistema circulatório.