O ARADOIS é o nome comercial da LOSARTANA fabricada pelo laboratório BIOLAB. O ARADOIS-H é a apresentação da mesma LOSARTANA, mas que inclui no mesmo comprimido a HIDROCLOROTIAZIDA, um diurético que potencializa os efeitos da LOSARTANA e também tem efeito anti-hipertensivo.
Losartan ou Losartana é um medicamento da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina (ARAs). Sua principal indicação é para tratamento de hipertensão arterial. É actualmente comercializado por várias empresas, tendo sido inicialmente desenvolvido pela Merck Sharp & Dohme, e comercializado sob o nome Cozaar.
A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes com pressão alta é de 50 mg uma vez ao dia para controlar a pressão durante um período de 24 horas. A dose usual de losartana potássica para pacientes com pressão alta e hipertrofia do ventrículo esquerdo é de 50 mg uma vez ao dia.
Contra indicações de LOSARTANA POTÁSSICA A losartana potássica é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto. A losartana potássica não deve ser administrada com alisquireno em pacientes com diabetes (veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Losartana incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.
Os efeitos adversos mais comuns relacionados à medicação foram tontura e hipotensão. A losartana potássica foi geralmente bem tolerada em um estudo clínico que envolveu pacientes com hipertrofia ventricular esquerda. As reações adversas mais comuns, relacionadas à medicação, foram tontura, astenia/fadiga e vertigem.