Diagrama e esquema de ligação de uma soft starter. Os cabos de alimentação estão ligados na entrada do disjuntor motor. Da saída do disjuntor motor os cabos de carga são ligados aos bornes de carga da soft starter. Dos bornes de saída da soft starter três cabos alimentam os bornes do motor de indução trifásico.
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
No momento em que é ligado a soft starter a tensão inicial do motor é de 40% de sua tensão nominal, de forma com que este valor vai aumentando ao longo do tempo e após o tempo selecionado o motor está operando com o 100% do seu valor nominal, conforme os parâmetros ajustados na soft starter.
Quando posso usar um ou outro? Enfim, são várias perguntas, dúvidas, e esse artigo irá te ajudar a determinar, da melhor forma, entre o soft starter e inversor de frequência….Qual a diferença entre Soft starter e Inversor de frequência.
Os parâmetros de partida do motor são definidos de acordo com a sua aplicação. Para isso basta encontrar a aplicação correta ou a que tenha maior relação possível com a da tabela. A tabela abaixo é um exemplo disponibilizado por um fabricante.
Usar a soft starter é a melhor opção em relação aos demais tipos de partida, pois na partida direta o motor recebe tensão nominal em um período de tempo muito curto quase instantâneo, onde os efeitos negativos são maiores em relação às demais.
Uma observação a ser feita em relação aos seus fabricantes, é que o número de projetos de chaves soft-starter é produzido a fim de controlar apenas duas fases, com a utilização da terceira fase como referência.
Ele substitui muito bem outras técnicas usadas para dar partida em um motor, como a partida direta, a partida estrela–triângulo e a partida compensadora. … A característica que mais os diferencia, é o fato do inversor de frequência conseguir alterar a velocidade do motor, o que não é possível com o soft–starter!
Dependendo de qual modelo de soft starter específico você escolher, alguns têm a capacidade de ajustar a tensão de partida e o tempo que leva até que o motor seja totalmente energizado.
Um soft starter visa o menor desgaste possível sobre as cargas alimentadas pela rede. Além de compor soluções mais praticas para a parametrização de valores eficazes, afim de definir grandezas associadas ao tipo de funcionamento do sistema.
são desvantagens da utilização de uma chave compensadora: 1- custo elevado; 2- maiores dimensões do quadro elétrico (devido ao autotransformador); 3- limitação do número de partidas (devido ao aquecimento do autotransformador).
Como você pode observar no vídeo, eu explico que a tensão inicial é na verdade o valor de tensão que o Soft Starter irá injetar no motor no momento inicial da partida do MIT
COMO FUNCIONA UM SOFT–STARTER? Através de uma ponte de tiristores, o soft–starter faz o chaveamento da tensão, de forma que o motor receba ela de forma crescente. Assim, ao receber mais tensão aos poucos, garantindo uma aceleração regular e sem picos de corrente na sua partida.
O tempo de partida representa o período de tempo que o Soft Starter irá levar para injetar no Motor o valor nominal da tensão elétrica, ou seja, ele haje como um “potênciometro” iniciando com uma tensão inicial (programada) e aumenta esta tensão até o seu valor nominal.
A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV.
Funcionamento. O soft starter é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores (SCR's) acionadas por um circuito eletrônico, com a finalidade de controlar a tensão de partida do motor, bem como sua desernegização. Fazendo assim, com que a energização e desenergização do motor sejam suavizadas.
Para os estudiosos da área de eletricidade e comandos elétricos, o assunto do blogpost de hoje, é para sanar algumas dúvidas. Inversor de frequência e soft starter são a mesma coisa?...Em resumo…
Para ligação dentro da ligação delta do motor, seu motor deve possuir conexão delta na tensão desejada. Durante a partida do motor a relação de corrente do motor em relação a Soft-Starter é de 1,50. Porém em tensão plena (após a partida do motor) a relação de corrente é de 1,73.