EQST

Quais As Caractersticas Dos Brifitas?

Quais as características dos briófitas?

As briófitas caracterizam-se por apresentar fase gametofítica dominante e esporófito dependente do gametófito nutricionalmente. Além disso, como as pteridófitas, as briófitas necessitam de água para a reprodução.

Quais são as principais diferenças entre o ciclo de vida das briófitas e o ciclo de vida das pteridófitas?

Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

Qual é a fase dominante do ciclo de vida das briófitas?

As briófitas apresentam como fase dominante do ciclo de vida, os gametófitos. Os esporófitos das briófitas permanecem ligados ao gametófito e são nutricionalmente dependentes deles.

Quando você observa samambaias qual fase do ciclo de vida?

O gametófito é a fase de vida da planta na qual se observa a formação dos gametas masculino (anterozoide) e feminino (oosfera). É a fase haploide desse ciclo e é chamada de prótalo em alguns grupos, como as samambaias.

Que fase de vida das briófitas ela verá com maior frequência justifique?

b) Nas briófitas - musgos a fase predominante é o gametófito, que é verde e fotossintetizante, e a fase passageira é o esporófito, que é marrom e dependente do gametófito.

Qual a diferença entre briófitas e pteridófitas quanto as fases transitórias e permanentes?

As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a gametófito, pois produzem gametas. O esporófito é passageiro e depende do gametófito. ... As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva.

O que significa dizer que o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas e alternante?

Logo se diz que é alternante por ele possuir duas fases, e dependendo de qual for a planta criptógama, uma fase pode ser duradoura e a outra temporária. Nas briófitas, a temporária é o Esporófito e a duradoura é o Gametófito. Nas pteridófitas, a temporária é o Gametófito e a duradoura é o Esporófito.

Porque o gametófito das briófitas é considerado independente e duradouro?

O gametófito das briófitas é considerado duradouro, pois o musgo continua vivo mesmo após a produção dos gametas. As briófitas são plantas consideradas pequenas, que normalmente possuem apenas alguns centímetros de altura e vivem, principalmente, em locais úmidos e com sombra.

Por que as briófitas só sobrevivem em ambientes úmidos?

Elas vivem em lugares úmidos e sombreados pois fazem todo o transporte interno por difusão, logo, precisa um certo conforto ambiental, como a presença de água constantemente, e de sombra para não perder líquidos mais rápido do que pode absorver.

O que é um Esporófito é um gametófito?

O gametófito é a estrutura que representa a parte, ou a fase, haplóide (n) de um vegetal ou organismo com ciclo de vida marcado por alternância de gerações - apresentando, assim, uma fase diplóide (2n), chamada esporófito; e uma fase haplóide (n), que é o gametófito.

O que é o gametófito?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides. ... O gametófito nas briófitas é independente do esporófito e também mais complexo (veja figura no início do texto).

O que é o Esporófito?

Esporófito é uma estrutura encontrada em organismos que apresentam ciclo de vida marcado por alternância de gerações, como as plantas e as algas. ... o termo esporófito vem do grego e pode ser traduzido como "Estrutura diplóide ou "estrutura formadora de esporos".

O que são diplóides e haplóides?

Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).

Como são os Esporofitos e Gametofitos?

Em termos de botânica, o esporófito pode ser definida como sendo a fase diploide, na qual o indivíduo é representante da fase das plantas e ciclo de vida apresenta alternância entre as gerações. Sobre o gametófito sabe-se que é o nome dado à geração haploide que produz gametas nas plantas.

Qual é o gametófito feminino nas angiospermas e onde pode ser observado?

O gametófito feminino maduro de uma angiosperma é chamado saco embrionário. ... O grão de pólen, ao chegar no estigma da flor, germina e produz o tubo polínico, que cresce pelo estilete até chegar no ovário, penetra no óvulo pela micrópila (abertura do óvulo) e encontra o saco embrionário.

Quais são os gametas femininos e masculinos das angiospermas para que eles servem?

Resposta. As angiospermas produzem gametas: os gametas masculinos são chamados núcleos espermáticos; os gametas femininos são as oosferas. As células reprodutoras masculinas e femininas encontram-se, respectivamente, no tubo polínico e no óvulo. A fusão dessas células sexuais é chamada fecundação.

Qual o nome do Gametangio feminino das angiospermas?

Oosfera

Onde o gametófito feminino se forma?

O gametófito feminino é o saco embrionário que está contido no interior do óvulo responsável pela formação dos arquegônios rudimentares e gametas femininos.

Como ocorre a formação do gametófito feminino?

Desenvolvendo-se no interior do óvulo o megásporo origina um gametófito feminino. ... Cada grão de pólen, aderido a uma abertura existente no óvulo, inicia um processo de crescimento que culmina com a formação de um tubo polínico, correspondente a um grão de pólen adulto (gametófito masculino adulto).