A areia verde de fundição é uma mistura de refratário (sílica), ligante (argila), aditivos (pó de carvão, dextrina e /ou pó de madeira) e água. Esta composição é elaborada nos Misturadores de Areia onde estes materiais são misturados para que ocorra o processo de hidratação da argila (bentonita).
No molde areia verde, a caixa de moldagem (superior ou inferior) é colocada sobre o modelo a ser moldado e, em seguida, é preenchida com areia que é então compactada por meio de uma das várias técnicas de moldagem existentes.
O processo de areia “verde” tem esse nome em função do vazamento do metal ocorrer num molde contendo umidade e sem aditivos de cura.
Qual a diferença entre molde de areia e molde permanente? R: Molde de areia é constituído de areia que é utilizada apenas uma vez e molde permanente são peças fixas que podem ser utilizadas mais de uma vez.
Denomina-se fundição em molde permanente a qualquer processo de fundição em que o metal líquido é vertido em molde, geralmente metálico, que possa ser utilizado um grande número de vezes, sendo por isso denominado permanente, ao contrário de outros processos como areia e shell, onde o molde é usado uma única vez.
Os moldes para fundição podem ser definidos como peças destinadas à recepção de metais em estado líquido, aos quais, no processo industrial, são atribuídas formas sólidas. ... Em seguida, tais elementos derretidos são inseridos em moldes, de modo a se definir formas sólidas especificas.
Após o endurecimento da pasta refratária, o molde é aquecido, o modelo derretido, e destruído. ... Assim que a peça se solidifica, o molde é inutilizado. Por causa das características desse processo, ele também pode ser chamado de fundição por moldagem em cera perdida.
Cera perdida ou microfundição é um método de escultura de peças metálicas por moldagem. Consiste em fazer um modelo em cera que é revestido com refratário para formar um molde e então aquecido até a cera derreter e sair do molde.
As maiores vantagens que o processo de Fundição Contínua oferece são:
A conversão é um método de fabricação utilizada principalmente com metal, betão, gesso e resina. Estúdios de efeitos de cinema, muitas vezes, usam este método com borracha para criar próteses. Um molde é utilizado com a finalidade de criar uma forma exata.
Como o nome já diz, o molde acaba abrindo durante o processo de fundição. A causa é o excesso de pressão metalostárico ou dinâmica do metal. Esse problema pode ser resolvido simplesmente colocando um peso extra para que o metal não consiga empurrar o molde.